LG Optimus L4 II Tri tem três chips de operadora e TV digital

Por Stella Dauer |

Texto

Aparelho tem ainda tela de 3,8 polegadas, um bom tamanho para celulares de sua categoria

A tendência dos celulares com vários chips começou no Brasil com modelos piratas. Aos poucos, porém, grandes fabricantes começaram a explorar esse mercado com celulares de dois chips. Alguns dos smartphones dual chip atualmente no mercado são o Gran Duos, da Samsung; o Razr D3, da Motorola; e o Xperia E Dual, da Sony.

Veja testes do Galaxy Gran Duos, Razr D3, Xperia L e outros smartphones 

A LG tem versões de dois chips de seus aparelhos da linha Optimus L (modelos L3, L5 e L7). Para ter presença ainda mais forte no mercado, a empresa é a primeira entre os fabricantes mais tradicionais a contar com um modelo de três chips, o L4 II Tri (R$ 450). O smartphone também tem bom acabamento e TV digital. Confira o teste. 

LG Optimus L4 II Tri é o primeiro smartphone com três chips da LG. Foto: Stella DauerTraseira do Optimus L4 II Tri tem acabamento com brilho. Foto: Stella DauerTV digital é um dos diferenciais do LG Optimus L4 II Tri. Foto: Stella DauerSaída para fone de ouvido fica na parte superior do aparelho. Foto: Stella DauerLateral do aparelho é envolta por faixa cinza. Foto: Stella DauerPorta microUSB fica na parte inferior do Optimus L4 II Tri. Foto: Stella DauerOptimus L4 II Tri roda versão 4.1 do Android. Foto: Stella DauerSaída de áudio do telefone também é usada para som da TV. Foto: Stella DauerOptimus L4 II Tri tem tela de 3,8 polegadas. Foto: Stella DauerAcesso a bateria e chips é fácil. Foto: Stella DauerOptimus L4 II Tri vem com acessórios básicos. Foto: Stella Dauer

A favor:

• Aceita até três chips SIM;
• Conta com TV digital;
• Tela de tamanho grande.

Contra:

• Conjunto de processamento um pouco fraco;
• Pouca memória interna;
• Tela com proteção de plástico.

Design

Sem muita novidade no visual, o L4 II se destaca por parecer mais bonito do que outros aparelhos na mesma faixa de preço. É o velho e bom retângulo com cantos bem arredondados e acabamento todo em plástico, mas detalhes como a moldura pequena ao redor da tela o deixam mais elegante.

Sua traseira é de um azul bem escuro, com um suave visual que se assemelha a aço escovado. A traseira é brilhante, mas propícia a marcas de dedos aos montes. Lá também ficam a câmera e o flash. A tampa para acesso aos chips, cartão e bateria é muito fácil de ser retirada.

Stella Dauer
Faixa cinza contorna a lateral do LG Optimus L4 II Tri

O aparelho é envolto por uma faixa de plástico cinza escura, abaixo da qual passam os botões de volume na esquerda e o de energia na direita.

Abaixo ficam uma conexão micro USB e o microfone, e acima estão a conexão de áudio e a antena para a TV.

A frente é preta, coberta de plástico, e tra a tela e diversos detalhes prateados: quatro botões capacitivos abaixo da tela, logotipos acima dela e uma saída de som que fica no topo do aparelho.


Tela

Juntamente com a TV e os três chips, a tela é um dos destaques desse smart. Com 3,8 polegadas, é uma das maiores entre aparelhos básicos e conta com boa qualidade. É possível ver os pixels nos 320 x 480 pixels de definição, mas a densidade de 152 ppi é boa.

Além disso, a tela tecnologia IPS, o que melhora a visualização das suas 16 milhões de cores em ângulos mais abertos. Ela é multitoque capacitiva, e também não fez feio na interação.

A tela é extremamente sensível, e reconhece o toque antes mesmo do dedo encostar no plástico. Quem não está acostumado a tanta sensibilidade pode errar um pouco no começo, mas logo se acostuma. A tela pode ser usada até mesmo com luvas finas.

Hardware e processamento

Nada de processamento sensacional aqui. É nesse quesito que o L4 II mostra ser um celular de entrada. Ele conta com CPU MediaTek de 1GHz Cortex-A9, GPU PowerVR SGX531, chipset MT6575 e 512MB de RAM.

Não é nem um dual core, e por isso ele teve pontuação de 6.830 no AnTuTu. O valor é bom para essa categoria e melhor do que muitos tablets alternativos (e melhor do que o LG Optimus 2X). No Geekbench ele pontuou 628 (parecido com o HTC Nexus One) e no Vellamo, que mede a internet, ele fez 1.321 pontos.

De qualquer forma, testei o aparelho com o jogo Blood & Glory: Legend, e ele se saiu muito bem, rodando todo o título sem quaisquer problemas ou engasgos. Para tarefas do dia-a-dia, a mesma coisa, boa fluidez, contanto que sejam poucos os apps rodando ao mesmo tempo.

Nas conexões, temos um bom básico, com Wi-Fi 802.11 b/g/n, WiFi hotspot, GPS com A-GPS, Bluetooth 3.0 e 3G. Ele é quad band e aceita até três chips SIM ao mesmo tempo. 

Sistema operacional e usabilidade

O Android é bem atualizado para um aparelho de entrada, versão 4.1.2 Jelly Bean. A modificação da interface feita pela LG não é a mais bonita de todas, nem a mais elegante ou trabalhada, mas é prática e funcional.

As teclas são bem pequenas na vertical, mas na horizontal ficam maiores, embora ainda quadradas. Há resposta de som nas teclas, o que já ajuda, mas se tivesse também a resposta vibratória seria melhor. Os botões da parte inferior da tela, entretanto, não têm qualquer tipo de retorno.

Veja aplicativos para poupar bateria de celulares Android

A barra de notificações foi bem modificada pela LG. Há um enorme número de atalhos para configurar diversas funções como rotação de tela, push mail, economia de energia, modo avião e muitos outros. Um deles é o QuickMemo, que tira uma foto da tela e permite anotações sobre a imagem.

Nas configurações, a função período em silêncio permite que você escolha um horário para que seu telefone não faça barulho além de alarme e multimídia, uma boa função para dormir.

Stella Dauer
Optimus L4 II Tri roda Android 4.1

Com quatro temas, você também pode mudar a cara da interface, mas não há aquele monte de fontes para brincar. Ao menos, encontramos sete diferentes tipos de transições bem divertidas.

Os botões padrão do sistema ficam fora e abaixo da tela. Isso vai contra as diretrizes do Android puro, mas pode ajudar a poupar espaço no caso de telas pequenas. Mas eles são sempre visíveis por serem prateados, ao contrário de outros aparelhos, que só acendem os botões quando em uso.

O sistema de gerenciamento dos três chips é muito interessante e funcional. Para começar, há um botão capacitivo abaixo da tela exclusivamente para executar a função de troca de chip. Ao apertá-lo você faz uma troca rápida, decidindo qual será o chip em uso no momento.

Se apertar rápido o botão, o aparelho alterna entre os SIMs, e se apertar mais demoradamente, acessa os ajustes dessa função. Os três chips SIM ficam ativos e esperando chamadas, SMS e outros, mas você pode deixar escolhido aquele que vai fazer chamadas, enviar SMS e acessar dados.

Além de escolher um tema de cores para os SIMs, é possível também escolher apenas um deles para acessar a rede de dados, o que é bem prático. Nas configurações há também espaços separados para mostrar quanto foi gasto em dados de cada chip.

Aplicativos

Nesse aparelho são nada menos do que 42 aplicativos já instalados. Levando em consideração que o L4 II tem apenas 4GB de memória, o ideal seria ele vir com menos coisa instalada e deixar para o o usuário a tarefa de escolher o que mais interessa.

A LG traz algumas coisas interessantes, como o Modo convidado, uma ótima função onde você cria um ambiente próprio para que crianças e outras pessoas mexam em seu aparelho. Você configura um padrão de desbloqueio para sua área e um para o convidado, que acessa apenas os apps que você definir.

Há também o Safety Care, que permite que, caso você esteja em uma emergência, possa avisar pessoas importantes. Ele encaminha mensagens de emergência, mostra a localização da pessoas e, se você liga para o 190, o aparelho envia automaticamente uma mensagem com sua localização aos contatos. Você também pode enviar a mensagem caso seu telefone fique muito tempo sem uso.

A LG também traz outros como Administrador de aplicativos, Administrador de arquivos, Atualização de sistema, Mensagem de informação, Remote Call Service, Polaris Viewer 4 e o SmartWorld, app para recomendação de apps.

Câmera

Como todo modelo nessa faixa de preço, não podemos esperar muito da câmera. Aqui, temos um sensor de 3.1 megapixel, com seis modos de cena (normal, retrato, paisagem, esportes, pôr-do-sol, noite) e zoom digital de 4x.

Stella Dauer
Câmera do Optimus L4 II Tri tem 3,1 MP

É possível ajustar o ISO, balanço dos brancos, efeitos de cor, temporizador, marcação geográfica, contraste e brilho. Uma vantagem é o foco e o disparo, que são muito rápidos, evitando que você perca uma foto importante.

5 apps para melhorar fotos

As fotos são razoáveis. Quase sempre apresentam uma névoa na imagem, e isso prejudica um pouco as cores e a acuidade. Mas, mesmo em situações de menos luz, apresentou um granulado que não incomodou muito.

A função filmadora grava em VGA (640x480), e também apresenta um pouco de névoa e granulado. Ainda assim, tem ótima captura de som, e também serve como um quebra galho para capturas esporádicas.

A câmera também faz fotos via comando de voz: basta dizer "cheese", "smile", "whisky", "kimchi" ou "LG", que ela tira uma foto. Pena que o aparelho não tem câmera frontal.

Música e mídia

O som externo prioriza somente a TV, pois sai apenas pela saída frontal, a mesma do telefone. Não há nenhuma saída de som atrás, e isso deixa o som um pouco debilitado para músicas. É um bom volume, mas faltam graves e estéreo.

Só há ajustes de áudio com os fones plugados, onde a coisa muda de figura. O som não é tão alto, mas a qualidade melhora bastante. Ainda há uma certa distorção e o som fica abafado, mas quebram um galho. Se você puder adquirir outros fones depois, é melhor.

Para reproduzir música, o L4 II conta com um player bem cuidado. A interface é clara, e há funções legais como marcar como favorito e também um botão que leva o usuário diretamente ao YouTube, procurando automaticamente o clipe da música em reprodução.

Veja 4 tocadores de vídeo para Android

O aparelho chegou até a rodar um vídeo em Full HD, mas os engasgos acabam incomodando. De qualquer forma, assim como avisa o fabricante, vídeos em qualidade HD simples rodam sem qualquer problema. A qualidade da tela é boa, as cores são equilibradas e como o som fica na frente, é bom também para o áudio.

Nos aparelhos de entrada, uma das características que mais chamam a atenção é a presença da TV Digital, que está aqui. A antena embutida é bem fina, mas firme, e teve médio desempenho em locais fechados, melhorando bastante no transporte público e em locais abertos.

O L4 II encontrou diversos canais e permite, por exemplo, tirar fotos da tela durante a programação. Há acesso também à programação, gravação de conteúdo, além de programação para gravar ou assistir a algo. Há também rádio FM.

Bateria e armazenamento

Com 2150 mAh (exclusividade do modelo tri chip), o L4 II aguentou bem o tranco, funcionando com três chips SIM, WiFi ligado e brilho médio. Foram mais de 12 horas longe da tomada, um bom número.

Já para multimídia e navegação intensa na internet e redes sociais, esse valor cai para 7 horas. Nas configurações, o aparelho mostra quanto tempo falta aproximadamente para a carga chegar ao máximo.

Infelizmente, esse smart só vem com 4GB de espaço interno, dos quais aproximadamente 2 GB estão disponíveis ao usuário. Esse é um espaço muito pequeno, e vai limitar bastante o número de apps que o usuário poderá instalar.

Assim, resta mesmo é investir em um cartão microSD de pelo menos 8GB e aproveitar para carregar consigo músicas, filmes e outros arquivos de mídia. O L4 II aceita um upgrade de até 32GB.

O que vem na caixa

Dentro da caixa do L4 II Tri há o necessário para seu uso, apenas. Além do aparelho, temos bateria, cabo USB e fones de ouvido convencionais (com microfone e botão para chamadas).

Há também um pequeno manual (milagre, sem excesso de papel) e um carregador de viagem, sem fio. Nesse caso, você usa o cabo USB para carregar o aparelho.

Para quem é

Para alguns usuários, características como multichip SIM e TV Digital são essenciais. Se não encontram em grandes marcas, acabam recorrendo a aparelhos mais baratos e até de qualidade duvidosa.

Com o L4 II Tri o usuário não terá força de processamento e nem muita memória interna, ou seja, seu forte não é o uso de apps e jogos pesados. Mas um cartão de memória completa um conjunto que faz dele um bom centro de mídia.

Ficha técnica

LG Optimus L4 II Tri

Preço:  R$ 482
Configuração:  tela de 3,8 polegadas com resolução de tela: 320 x 480 pixels e tecnologia IPS, sistema Android 4.1.2 Jelly Bean, processador 1 GHz Cortex-A9, 512MB de RAM, 3G, 4 GB de memória interna (2 GB para o usuário), entrada para cartão de memória, câmera de 3,1 MP com flash LED, Wi-Fi 802.11 b/g/n, WiFi hotspot, GPS com A-GPS, Bluetooth 3.0.
Dimensões:  11.3 x 6.5 x 1.2 cm
Peso:  125g
Autonomia de bateria:  Até 24 horas em stand-by / Até 12 horas em conversação e internet
Itens inclusos: aparelho, bateria, manual, carregador sem fio, fones de ouvido e cabo USB.

Leia tudo sobre: smartphoneslgandroid
Texto

notícias relacionadas