Smartphone tem ainda proteção contra água e poeira

No mercado cada vez mais competitivo dos smartphones, cada fabricante procura se diferenciar por um aspecto. No caso da Sony, os diferenciais nos últimos modelos de ponta têm sido o design elegante e a proteção contra água e poeira. A fabricante manteve essas características no Xperia Z2 (R$ 2.500 com pulseira SmartBand) e trouxe alguns bons avanços em relação ao Z1, como a tecnologia IPS na tela. Vamos ao teste.

VEJA TAMBÉM:
Testes do Galaxy S5 , Galaxy Note III , LG G2 , Moto X e outros smartphones

A favor:

- Design elegante;
- Configuração poderosa;
- Resistente a agua e poeira;
- Vem com TV digital;
- Botão físico para acionar a câmera.

Contra:

- Alguns aplicativos incluídos pela Sony não são muito úteis.
- É um pouco menos confortável para carregar do que rivais com telas de mesmo tamanho.

Design

Neste quesito a Sony leva vantagem sobre seus principais rivais, LG e Samsung. O Xperia Z2 tem acabamento de primeiro nível, com materiais nobres. A moldura lateral é feita de uma peça única de alumínio e a traseira é de vidro, materiais mais sofisticados do que o plástico de alguns smartphones rivais.

Portas do Xperia Z2 são protegidas por tampa
André Cardozo/iG
Portas do Xperia Z2 são protegidas por tampa

Para garantir a proteção contra água e poeira, todas as portas do Xperia Z2 são cobertas por pequenas tampas emborrachadas por dentro e de alumínio por fora, o que dá um ar ainda mais sofisticado ao produto.

Já vimos que o Xperia Z2 tem um design elegante, mas ele pode trazer também alguns inconvenientes. A traseira de vidro é um "ímã de digitais" e fica cheia de marcas de dedo com poucos segundos de uso. E a tampa da porta microUSB é essencial para a proteção contra água e poeira, mas você pode ficar incomodado ao ter que abrir a tampinha toda a noite para recarregar a bateria do smartphone.

Vale ressaltar também que o Z2 é um aparelho grande, maior do que o G2 (também com tela de 5,2 polegadas). Como todo aparelho com tela grande, é difícil usá-lo com uma só mão, o que diminuiu seu apelo para quem valoriza a praticidade de acessar toda a tela com o polegar. Diferentemente de alguns concorrentes, a traseira do Z2 é completamente reta, sem curvas, o que também não ajuda muito na pegada.

Configuração

Como é de se esperar de um celular de ponta, o Xperia Z2 tem uma configuração poderosíssima. O smartphone vem com chip Snapdragon 801 de 2,3 GHz e quatro núcleos, além de 3 GB de RAM, valor ainda restrito a pouquíssimos aparelhos. 

Previsivelmente, essa combinação gerou excelentes resultados em benchmarks de desempenho. Foram 32.390 pontos no AnTuTu, 18.779 no Quadrant e marcas também excelentes no Vellamo HTML5 (2.651), Vellamo Metal (1.411) e Vellamo Multicore (1.696). De modo geral, são valores similares aos obtidos por seus principais concorrentes, como Galaxy S5, Galaxy Note III, LG G Flex e G2.

LEIA TAMBÉM:
Vídeo mostra suposta tela indestrutível do iPhone 6

O iG também testou o aparelho com uma variedade de aplicativos e games pesados, como Dead Trigger 2 e Lawless. Todos rodaram muito bem e sem engasgos. O smartphone tem 16 GB de armazenamento interno, com 11,5 GB disponíveis para o usuário.

O Xperia Z2 conta ainda com tecnologia NFC, que ainda não está em todos os seus rivais. Ela facilita o pareamento com acessórios compatíveis, como caixas de som e algumas TVs da Sony. Outro recurso a ser destacado é a TV digital, pouco comum em aparelhos de ponta. 

Na maioria dos smartphones o som externo não é nada para se comentar. Mas esse não é o caso do Z2. O aparelho tem dois alto-falantes frontais, discretamente localizados nas partes superior e inferior do aparelho. Duas aberturas finíssimas, quase imperceptíveis, permitem a saída de som. Um recurso ótimo principalmente para ver vídeos. 

Tela

Como era de se esperar em um aparelho desta categoria, o Xperia Z2 tem tela de excelente qualidade, com resolução Full HD (1.920 x 1.080), densidade de 480 ppp e tecnologia IPS. A falta da tecnologia IPS no Z1 foi um dos pontos mais criticados no aparelho, e é bom ver que a Sony resolveu esse problema. O IPS garante bons ângulos de visão para a tela, que também tem bons níveis de brilho. 

Câmera

A Sony tem boa fama no quesito câmera, e dá pra dizer que no Z2 essa tradição foi mantida. As fotos tiradas pelo iG tiveram excelente nível de contraste, ficando longe das fotos "lavadas" encontradas em outros de nível intermediário. A câmera do Z2 tem sensor de 20,7 megapixels e trabalha com flash do tipo LED.

Xperia Z2 tem câmera de 20,7 megapixels
André Cardozo/iG
Xperia Z2 tem câmera de 20,7 megapixels

Além da excelente qualidade das fotos, a câmera do Z2 tem um app bem interessante. Entre os efeitos possíveis estão foto panorâmica, fundo desfocado e Time shift (captura imagens instantes antes e depois da captura da foto e permite escolher a melhor).

A câmera tem ainda modos para o Vine (grava vídeos curtos de seis segundos) e permite até fazer uma transmissão ao vivo e publicar no perfil do Facebook.

O Z2 também grava vídeos com qualidade 4K, mas a utilidade desse recurso é limitada, já que para ver o vídeo com essa resolução é necessária uma TV 4K, ainda pouco comum nos lares brasileiros. Além disso, os vídeos em 4K geram arquivos gigantescos e aumentam bastante o consumo de bateria do aparelho. 

Sistema e aplicativos

O Xperia Z2 vem com a versão 4.4 (KitKat) do Android, versão mais nova e obrigatória em smartphones mais sofisticados. A interface da Sony é mais colorida do que o Android "puro", mas não traz modificações radicais para o uso do sistema. Nesse ponto, ela é menos invasiva do que as interfaces de alguns concorrentes.

LEIA TAMBÉM:
Novo Android L terá visual com mais animações

A Sony inclui um grande número de apps no aparelho. Alguns são realmente úteis, casos do editor de fotos Pixlr Express, OfficeSuite (pacote de escritório) e File Commander (gerenciador de arquivos similar ao Windows Explorer). É o caso também do já mencionado app que permite transmissões ao vivo para o Facebook.

Mas muitos apps apenas duplicam recursos já presentes em apps do Android ou existem apenas para divulgar conteúdos da Sony. Entram nessa categoria o Whats New, SocialLife, Walkman, Xperia Lounge e Sony Select.

Xperia Z2 roda versão 4.4 do Android
André Cardozo/iG
Xperia Z2 roda versão 4.4 do Android

O app da loja de games Playstation Mobile não funciona no Brasil. É possível usar esse app informando os EUA como país, mas nem compensa, já que os jogos oferecidos são ruins e caros.

Já o app Playstation é útil basicamente para acompanhar atividades de amigos na PSN, ou seja, tem alguma utilidade apenas para quem tem um console Playstation.

Como alguns desses apps são destacados logo que se liga o aparelho, leva algum tempo até remover os indesejáveis e deixar o Android do seu jeito.

Outro pequeno incômodo está nas atualizações do aparelho. Uma delas exigiu uma conexão ao PC para ser realizada. Em tempos de computação em nuvem, é um baita incômodo ter que conectar o smartphone ao PC/Mac e instalar um programa da Sony apenas para uma atualização. 

Bateria

No teste realizado pelo iG , o Xperia Z2 chegou a 8h30 de uso contínuo com vídeo em tela cheia, brilho no máximo e Wi-Fi ligado. Não é uma marca excelente, já que alguns concorrentes superam 10 horas no mesmo teste. No uso cotidiano a bateria do Z2 durou mais de um dia executando tarefas comuns, como navegação na web e aplicativos básicos.

SmartBand

No Brasil, a pulseira inteligente SmartBand está sendo incluída na caixa do Xperia Z2. A SmartBand é uma pulseira que mede atividades físicas e monitora o sono do usuário, entre outras funções. Veja o teste completo da Sony SmartBand .

Conclusão

Em termos de desempenho e qualidade de tela, o Z2 está no mesmo (e alto) nível de seus principais concorrentes da Samsung (S5 e Note III) e da LG (G2 e G3, que chega ao Brasil nesta semana). O principal diferencial do Z2 acaba sendo o design mais elegante e com materiais mais nobres. Além disso, há alguns detalhes interessantes, como o botão físico para a câmera e a presença de TV digital. Pelo lado negativo, o software do aparelho pode desagradar a quem prefere um Android mais enxuto e sem firulas. E o design reto, sem curvas, pode atrapalhar um pouco ao segurar o aparelho.

Ficha técnica

Sony Xperia Z2

Preço: R$ 2.499 (com SmartBand)
Configuração: Processador Snapdragon 801 2,3 GHz quad core, 3 GB de RAM, sistema Android 4.4, 16 GB de armazenamento interno (11,5 GB livres), tela de 5,2 polegadas com resolução de 1.920 x 1.080, Wi-Fi, 3G/4G, NFC, Bluetooth 4.0, Miracast, DLNA, câmera traseira de 20,7 MP com flash LED, câmera dianteira de 2,1 MP, chip no padrão microSIM.
Dimensões (cm):  14,6 x 7,2 , 0,8
Peso (g): 163

CONTINUE LENDO:

Com demissão de 18 mil, Microsoft deixará de produzir smartphones com Android

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.