Atrix ganha na multimídia, mas Galaxy S II leva a melhor na interface e aplicativos

Motorola Atrix e Samsung Galaxy S II
Geek
Motorola Atrix e Samsung Galaxy S II
Por Stella Dauer

Esse texto tem por objetivo pegar as características que peguei de cada aparelho e colocar em comparação. Como o texto poderá parecer superficial, sugiro que você leia as resenhas individuiais nos links do Atrix e do Galaxy S II .

Design

O Atrix é arredondado, com uma traseira estampada e tela com vidro de Gorilla Glass. Muito elegante, mas um pouco desajeitado, além de se parecer um pouco com o Defy. Ele não deixa de ser um modelo muito bonito, mas quando colocado ao lado do Galaxy S II, perde um pouco do brilho.

Possui conexões microHDMI e microUSB, botão de energia, entrada para fone, botões de volume, câmera com flash de LED duplo. Na tela ficam quatro botões de toque padrões do Android: menu, home, voltar e pesquisar.

Já o S II impressiona só de olhar. Ele é fino, esguio e leve. Visual um pouco quadrado, mas com cantos arredondados, sua traseira tem uma textura e uma ligeira elevação embaixo para melhorar a pegada. Temos conexão microUSB, entrada padrão para fones, botão de energia e de volume e espaço para pendurar chaveiro. Atrás ficam a câmera e flash de LED . Na frente ficam os dois botões de toque padrão do Android – menu e voltar – e um físico que faz o papel de home.

VENCEDOR : Galaxy S II

Tela

Aqui quase temos um empate, já que há uma vantagem em cada aparelho. No caso do Atrix, sua definição é melhor, pois possui mais pixels na tela. Porém, a tela do Galaxy S II possui a tecnologia Super AMOLED Plus – sim, é uma evolução da já escalafobética Super AMOLED –, com cores incríveis, brilhantes e chocantes.

Então, mesmo com a melhor definição do Atrix, a tela super “amolédica” do S II é mais colorida e mais brilhante, com melhor contraste. Além disso, o Galaxy tem uma tela de 4,27 polegadas, versus 4 polegadas do Atrix, mesmo não parecendo muito. Pode ser pouco, mas faz alguma diferença. As duas são wide, ótimas para ver filmes.

VENCEDOR : Galaxy S II

Sistema operacional

O Motorola Atrix vem com a versão 2.2.2 do Android, mas a empresa já prometeu o update para o 2.3. O S II já vem com a versão 2.3.3, mas a interface da Samsung é muito mais “mexida” do que a do Atrix. A Motorola, por tradição, não costuma mexer muito na interface do Android, deixando-o mais parecido com a versão original da Google, elegante e sóbria. A cara da Samsung é mais colorida, mais “lúdica”, mais brincalhona, tudo para aproveitar a tela de SAP – vamos abreviar, né?

VENCEDOR : Galaxy S II

Usabilidade

A usabilidade é uma coisa muito pessoal, vai de quem mexe com os aparelhos e escolhe o que melhor lhe agradou. No caso do S II, a Samsung deixa mais fácil ao usuário se acostumar com o sistema, enquanto que o Atrix é mais para quem gosta de fuçar no celular, geeks. O S II possui muitas e muitas configurações, muita personalização, enquanto que o Atrix é mais conciso.

Na verdade, ficamos aqui com um empate pois, como eu disse, vai do gosto de cada um. Eu mexi nos dois aparelhos e me senti muito confortável com ambos e por isso não posso reclamar.

VENCEDOR : Empate

Visão traseira dos smartphones
Geek
Visão traseira dos smartphones
Hardware e processamento

Mais um empate. O Atrix possui um poderoso processador de 1GHz Tegra 2 que se deu muito bem em todos os testes com internet, navegação, filmes, jogos e outros. O S II vem com um processador um pouco maior, de 1,2GHz. Praticamente o mesmo desempenho, ainda mais se percebermos que os dois têm 1GB de memória RAM .

Ficam tão próximos que não é possível perceber diferenças no desempenho. Os dois voam baixo no processamento, ficando entre os mais poderosos do mercado, e por isso aqui fica um empate.

Entre os detalhes do Atrix está o botão especial de destravamento de tela, que possui leitura biométrica, funcionando muito bem. Já o S II possui interações especiais com dois dedos na tela que aproximam fotos, navegam por janelas, entre outros.

VENCEDOR : Empate

Câmera

Quem já leu outras resenhas minhas sabe que eu gosto dos produtos da Motorola, mas não tem como elogiar muito a câmera deles. Ainda mais quando a colocamos do lado da do S II, que é de ótima qualidade. Esse útil traz um sensor de 8MP e flash de LED , contra 5MP e flash de LED duplo no Atrix. Não há botão dedicado no Samsung, o foco – que pode ser direcionado com o dedo – e a foto são feitos direto na tela. O Atrix também não traz botão físico para câmera, mas possui muitos ajustes, filtros e configurações, mas a qualidade acaba sendo inferior à do S II.

Ainda na câmera, temos o vídeo. O Galaxy S II faz vídeos em Full-HD – com qualidade interessante –, enquanto que o Atrix vai apenas até o HD normal, 720p. A qualidade dos vídeos do Atrix também é boa, mas não como a do S II.

VENCEDOR : Galaxy S II

Acessórios

Nessa podemos dizer que o Atrix vence folgado. Não que não existam acessórios para o S II, mas é que o Atrix já vêm com alguns muito importantes na caixa. Enquanto que o S II só traz o fone de ouvido intra-auricular, o Atrix traz fone de ouvido comum, o dock multimídia e controle remoto, que é extremamente útil.

Esse dock possui conexão microHDMI, três conexões USB , entrada para fonte de energia e também para fone de ouvido. O equipamento permite que o Atrix seja ligado à TV e utilizado normalmente, como um computador, através do aplicativo Webtop.

Para o S II já existem docks, capinhas, carregadores de viagens, mas nenhum deles vêm na caixa. Além disso, o Atrix possui um dos acessórios mais legais possíveis para um smartphone: com o mesmo aplicativo Webtop você pode utilizar o Lapdock Motorola, uma espécie de netbook sem cérebro que funciona apenas quando o Atrix está acoplado nele. É possível acessar todos os aplicativos e arquivos do Atrix através de uma tela maior e com teclado QWERTY completo (já demos a resenha dele aqui ).

VENCEDOR : Atrix

Aplicativos

Ambos funcionam com mo Android Market, então possuem o menos número de aplicativos disponíveis. O Galaxy S II ganha pelo que já traz em sua memória. No Atrix temos alarme, gerenciador de arquivos, o Webtop para conexão no dock, DLNA para conexão em outros aparelhos eletrônicos, música, gerenciador de tarefas, o app QIK para streaming de vídeo… nada muito diferente.

No S II encontramos um editor de imagens, um criador de vídeos para editar vídeos de forma simples e o trio Hub da Samsung. No Game Hub você baixa jogos especiais e complexos; no Readers Hub você pode comprar livros da Kobo e assinar jornais; e no Social Hub temos um app que junta redes sociais, que nem o Motoblur – presente no Atrix – mas cheio de opções de compartilhamento e edição. Também já estão instalados aplicativos da Livraria Cultura, da Folha e notícias e clima.

VENCEDOR : Galaxy S II

Espessura dos aparelhos
Geek
Espessura dos aparelhos
Música e mídia

Mesmo vindo apenas com fones normais, o Atrix ganha a parada. Isso porque ele já vem com a conexão microHDMI – junto com cabo na caixa, muito útil – que serve para plugá-lo na TV ou em monitores para ver filmes em alta definição (Full-HD, 1080p). Com o controle remoto então, fica melhor ainda.

Já o S II se conecta sem fio a equipamentos eletrônicos e também reproduz vídeos em Full-HD, mas não possui uma entrada HDMI nativa. Através da conexão microUSB é possível conectar um cabo que o transforma em HDMI , mas este precisa ser adquirido separadamente. Como isso vem incluído – e fácil – no Atrix, ele sai ganhando.

VENCEDOR : Atrix

Bateria e armazenamento

Tanto o S II como o Atrix duram mais ou menos 11 horas com uso moderado, um bom número. Os dois também vêm com 16GB de espaço interno, que podem ser expandidos em mais 32GB com a inserção de um cartão microSD. São 48GB! E um empate!

VENCEDOR : Empate

Resultado, preço, e para quem é cada um

PLACAR FINAL : Galaxy S II 8 × 5 Motorola Atrix

Uma grande vitória do Galaxy S II sobre o Atrix. Ele é realmente um aparelho melhor do que o smart da Mororola, mas isso não significa que você tenha que optar por ele. Há características no Atrix que podem ser muito importantes pra você, e aí não fará diferença quem ganhou o placar.

Mesmo com a supremacia, o Galaxy S II não tem conexão HDMI , não possui um lapdock e nem um dock – incluso – e também não vem com aplicativo específico para navegar com o aparelho em telas maiores, como TVs. Ou seja, se o seu negócio é um celular para conectar na TV ou para ser utilizado em telas maiores, o Atrix é uma pedida bem mais inteligente.

Já se você não tem problemas em gastar todo um salário em um pequeno aparelho que pode ser roubado a qualquer instante, quer estar na crista da onda com os melhores aparelhos e tecnologias mais espertas, prefira o Galaxy S II. Viciados em smartphone ficarão mais felizes com o Galaxy, e os viciados em Android se divertirão com o Atrix.

Prós do Galaxy S II:
• Tela luminosa e colorida;
• Câmera de ótima qualidade, com filmagem em Full HD;
• Funções através de gestos com o aparelho;

Contras do Galaxy S II:
• Valor alto;
• Disponível apenas em versões com 16GB de espaço;
• Faltou uma conexão HDMI ;

Samsung Galaxy S II
Preço: R$ 2000

Prós do Atrix:
• Leitura biométrica;
• Dock multimídia para navegar pela HDTV ;
• Processamento e tela maravilhosos;

Contras do Atrix:
• Fonte do dock é gigante;
• Lapdock é caro;
• Apenas 1,5GB para aplicativos;

Motorola Atrix MB860
Preço: R$1.727

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.