Tab 800 tem visual colorido e vários aplicativos para crianças

Quantas vezes você já se pegou olhando atônito para uma criança, enquanto ela brinca e aprende rapidamente as manhas de um tablet ou smartphone? Crianças adoram iPhones, tablets grandes e pequenos, divertem-se na primeira vez como se já conhecessem o "brinquedo" há anos.

A nova geração já chega com essas habilidades, e por isso os nossos equipamentos eletrônicos agora são divididos com eles. Pensando nesse público, a Gradiente lançou no fim do ano passado o Tab 800 (R$ 600), feito para crianças. Confira o teste.

A favor:

• Vem com caneta especial;
• Possui conexão HDMI;
• Conteúdo e produto bem pensado para crianças.

Contra:
• Pesado para crianças;
• Bateria tem baixa duração;
• Sem câmera traseira, para fotos.

Design

O Tab 800 tem cara de produto para crianças, e segue a mesma paleta de cores de um dos mais famosos produtos da Gradiente, o Meu Primeiro Gravador. Seguindo essa linha colorida e lúdica, o Tab 800 é todo vermelho.

Ele é bem parrudo, pesando 600 gramas. Apesar de ser um tablet bem pesado, é resistente. Aguenta algumas quedas de um metro, mas é sempre bom não arriscar. Comprar uma capa – e uma película – pode ser uma boa ideia.

Essa cor faz com que ele se diferencie entre os outros, assim como seu formato 4:3 da tela. O vermelho está em toda a traseira, que é de plástico recoberta com acabamento emborrachado – assim é mais difícil de cair das mãos.

Traseira do Tab 800 é feita de material emborrachado
Stella Dauer
Traseira do Tab 800 é feita de material emborrachado

Na traseira também ficam os nomes das conexões e uma trava para abrir a tampa (que só revela as informações do tablet). Ele foi criado para ser utilizado na horizontal, e a frente conta com a tela, câmera frontal e diversos botões de toque, como menu, home e voltar, além de um ícone que mostra informações sobre a bateria.

No lado esquerdo ficam a saída de som, botão de energia, conexão da fonte, botão de reinício e as conexões micro USB e mini HDMI. Do outro lado temos conexões pra fone e microfone, além de entrada para cartões microSD, botões de volume e um furo não especificado.

As bordas do tablet são pretas, de plástico e em formato côncavo, para facilitar o manuseio. As conexões ficam em locais estratégicos para que as laterais tenham níveis diferentes e sejam mais fáceis de segurar. É legal ressaltar que esse é um produto de fabricação brasileira, feito pela própria Gradiente. É bom ver a indústria tecnológica do Brasil andando.

Tela

Com oito polegadas, essa é uma grande tela, boa para assistir desenhos e também para desenhar e jogar. É uma TFT capacitiva com definição HD (720p), tendo 1024 x 768 pixels.

Ela é bem colorida e é impossível ver os pixels a olho nu. Seu formato é 4:3, o mais conhecido das TVs CRT. Não é widescreen (19:2) como as TVs HD, mas pelas oito polegadas isso não é nada que incomode.

Hardware e processamento

O conjunto de processamento desse gadget não é dos melhores, sendo até limitado, e isso levou a momentos vagarosos às vezes. Temos processador Cortex-A8 de 1GHz e memória RAM de 512MB. Essa é uma configuração bem antiga, mas como o uso é infantil, não há problemas (até seu filho descobrir os quad core e os jogos 3D).

Ele foi testado com o jogo Raging Thunder 2, e não mostrou quaisquer problemas de processamento. Apenas no uso geral, ele se mostrou um pouco lento. A multitarefa também não teve problemas. Entre os sensores, ele só possui o acelerômetro.

Nas conexões sem fio, ele conta com W-iFi e Bluetooth. Poderia ter GPS, pois isso pode ser útil para encontrar não apenas o aparelho, mas talvez até uma criança. O 3G é possível com modem externo, conectado via USB (os modelos aceitos são o Olicard 160 da Olivetti e o Onda MSA 14.4).

Sistema operacional e usabilidade

O sistema é um híbrido entre as versões 2 e 4 do Android. Quem já conhece e lida com o sistema, pode até ficar um pouco confuso. A versão dele, na verdade, é a antiga 2.3.1, Gingerbread. Pode até parecer obsceno, mas a Gradiente mexeu em tudo.

Muitos itens do sistema foram eliminados. Nas configurações, há bem menos itens para ajustar, e faltam algumas coisas como as indicações de bateria, aplicativos que estão consumindo energia etc. Por ser uma fusão do visual de dois sistemas, os botões na tela não abrangem todas as funções, e por isso os que ficam na moldura são necessários.

O visual do sistema faz lembrar o do iOS. Ao invés de termos a home e a área dos aplicativos, aqui temos uma home que também é uma área de aplicativos. Você passeia pelos apps disponíveis nas janelas da home. Há pastas pré configuradas pela Gradiente, que dividem as categorias.

O aparelho não é complicado no manuseio. Crianças devem aprender a mexer com um pé nas costas, e qualquer adulto, se explorar um pouco também, pega o jeito.

Seu grande problema (para uso normal, não de crianças) é a dificuldade em instalar aplicativos que não sejam os da loja da Gradiente. Há um aplicativo para instalar novos apps (no formato .apk), mas não tivemos sucesso em qualquer tentativa. Não adiantou nem acessando a Play Store pelo navegador. Não há qualquer vínculo do tablet com qualquer conta da Google.

Isso porém, é explicado pelo quesito segurança. Como é projetado para uso infantil, a fabricante se preocupou em limitar o acesso a aplicativos possivelmente inadequados para crianças.

O manual em PDF (que pode ser baixado aqui) é prático e fácil de entender, explicando minuciosamente o que faz cada parte do aparelho e ensinando algumas ações básicas.

Aplicativos

Isso é o que não falta aqui. A maior parte deles é voltado para o público infantil, então os pais nem precisam perder tempo escolhendo os mais indicados para os filhos. Com mais de 20 apps, vários têm conteúdo nacional, com uma variedade de atividades que vai garantir distração.

Tab 800 tem vários aplicativos voltados para o público infantil
Stella Dauer
Tab 800 tem vários aplicativos voltados para o público infantil

No conteúdo prioritariamente infantil, estão presentes: Clube DX TV (assinatura de desenhos, como o Netflix), Galinha Pintadinha (28 vídeos musicais), Cartoon Network (Toonix e wallpapers variados), Cocoricó (vídeos), Peixonauta (vídeos), Bebê Mais (vídeos), Palavra Cantada (vídeos), iG Jogos e Infantil, e Tweegee (site para crianças).

Para aprendizado e leituras, encontramos Aprendendo Inglês, Saraiva, Cuca Maluca (scrapbooking e livro interativo), Gato Sabido (eBooks), Shelves, ABC do Bita, ClimaKids (previsão do tempo e jogos),

Os jogos são apenas dois, e são incompletos: Raging Thunder 2 Lite e Cut the Rope Free. Para mais apps, há duas lojas, Apps e Apps+. Também há um atalho que vai direto para a loja de produtos da Gradiente.

Uma das melhores funções desse modelo é o aplicativo Parental Control, que permite aos pais escolherem o quê a criança poderá ou não acessar, quais apps poderá ver, entre outros. Isso garante a segurança do produto.

Para crianças mais velhas e também os adultos, há os apps do Netflix e do Netmovies, diversos aplicativos do Facebook, Guia rápido, Nimbuzz (mensageiro instantâneo), eMail, Zeewe (portal de jogos), Agenda, Calculadora, ApkInstaller (instala apps externos), Explorer (gerenciador de arquivos), Navegador, Reprodutor de vídeos e Música.

O app GadgetTrak (mediante assinatura) ajuda a localizar o aparelho, além de controlar dados acessados, realiza backup de segurança, apaga dados do tablet a distância, entre outras funções. Já o Zona Grátis ajuda a encontrar hotspots WiFi livres e gratuitos perto de você.

Música, mídia e câmera

O Tab 800 não vem com fones de ouvido, por isso apenas seu som externo foi avaliado. Ele é bem alto, mas não o suficiente para prejudicar a audição. Como há saída de som apenas de um lado, o estéreo não é bom, mas se você fizer uma concha com as mãos enquanto o segura, fica bem confortável. Ele não tem rádio FM.

Há bastante conteúdo nacional disponível dentro do tablet, e por isso a criança já tem algumas horas de diversão. Ele reproduz vídeos em Full HD (1080p) sem qualquer engasgo, e com a conexão mini HDMI você pode conectá-lo a uma TV HD.

A câmera é apenas frontal, e tem sensor de 2 megapixels, sem flash. A definição é baixa e as fotos ficam bem granuladas. Para a criança explorar a câmera está bom, mas ela é boa mesmo para videochamadas. Falando nisso, ela também filma, mas apenas com taxa de quadros de 15 fps, pouco recomendado.

Bateria e armazenamento

A bateria tem baixa duração. Mesmo 100% carregada, ela não resiste a mais de 5 horas de uso. É verdade que crianças não têm muita paciência em usar a mesma coisa por tanto tempo, mas na hora de ver um filme na TV, isso pode pesar. Se deixado em stand by, pode passar de um dia.

O armazenamento interno é pobre. São 4GB, dos quais 2GB estão disponíveis para uso. Entretanto, há um slot para cartões microSD, o que pode aumentar o espaço e mais 32GB. O cartão fica sendo um ótimo reservatório de filmes, músicas, desenhos, fotos e outros.

O que vem na caixa

A alegre caixa do Tab 800 vem apenas com o essencial. Temos, além do tablet, uma fonte de alimentação (proprietária, infelizmente), um cabo USB para conexão com o computador, um guia rápido de utilização e uma caneta especial para desenho,

Ela é grossa, uma stylus que parece um grande lápis, com ponta grande e bem pesadinha. Isso facilita o desenho e também pode ser utilizada para escrita e interação com a tela. O aparelho poderia vir pelo menos com um fone de ouvido, um microSD ou até um cabo HDMI.

Para quem é

Como o nome diz, ele é realmente um tablet para crianças, a um preço razoável. Completo para elas, limitado para usuários comuns. Foram limadas várias configurações e aplicativos que estão presentes em tablets normais, além de estar com uma versão bem antiga do Android.

Para seus filhos, é perfeito. Você tem todo o controle sobre o que eles fazem ou acessam, e o aparelho já vem forrado de aplicativos divertidos e educacionais. Com a caneta ele pode escrever, e a usabilidade para crianças é ótima. De vez em quando, você pode dar uma espiada na internet.

Ficha técnica

Tablet Meu Primeiro Gradiente OZ tab800

Preço: R$600
Configuração: tela de 8 polegadas e resolução de 1024 x 768 pixels, sistema Android 2.3.1 Gingerbread, processador 1GHz Cortex-A8, memória RAM 512 MB, câmera frontal de 2 MP, 4GB interno de armazenamento (2 GB disponíveis ao usuário) + entrada para cartão de memória, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth, 3G (com conexão a modem externo), USB, HDMI.
Dimensões: 22 x 16.2 x 1.4 cm
Peso: 600 gramas
Autonomia de bateria: 5 horas de uso, 28 horas em stand-by
Itens inclusos: tablet, fonte de alimentação, cabo USB, guia rápido stylus.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.