Produto deve chegar às lojas brasileiras até o final do ano, mas Apple ainda não divulgou data de lançamento

iPhone 4S deve chegar ao Brasil em breve
Getty Images
iPhone 4S deve chegar ao Brasil em breve
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje em seu site o certificado de homologação do iPhone 4S , versão mais recente do smartphone da Apple lançada no início de outubro. A Apple ainda não divulgou a data oficial de lançamento do produto, mas afirmou que o iPhone 4S chegaria às lojas de 70 países até o final de 2011.

O nome comercial do aparelho não aparece no certificado emitido pela Anatel, mas o número do modelo (A1387) corresponde ao iPhone 4S. Após a homologação, o fabricante pode começar a vender o aparelho no País a qualquer momento.

O documento emitido pela Anatel também descreve o endereço da unidade brasileira da Foxconn, em Jundiaí (SP), como um dos locais de fabricação possíveis para o aparelho. Até agora, segundo fontes, a unidade da Foxconn no Brasil só estaria fabricando o iPhone 4 , versão anterior do smartphone da Apple.

Homologação é exigida pela Anatel

O processo de homologação, exigido pela Anatel para todas as fabricantes de equipamentos de telecomunicações, é o primeiro passo antes da chegada do produto nas lojas do Brasil. A entidade que certificou o iPhone 4S foi o Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace), a mesma que homologou as outras versões do aparelho.

O processo consiste em um relatório de certificação, realizado por uma entidade credenciada, que deve ser entregue para avaliação da Anatel. Durante a certificação, a entidade explora o aparelho em testes sobre a segurança elétrica do produto (se ele não pode dar choques ou aquecer), compatibilidade eletromagnética (se interfere no funcionamento de outros equipamentos eletroeletrônicos) e também testes sobre a faixa de frequência que o aparelho opera.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.