Aparelho da Apple é responsável por mais da metade dos page views de dispositivos móveis, segundo dados da comScore

O Android, sistema para smartphones do Google, domina o mercado americano de smartphones e também é líder nos maiores países da Europa . No Brasil, o sistema vem crescendo, mas o iPhone ainda é o líder disparado quando o assunto é navegação na web.

Android e iPhone detém maiores taxas de page views da web móvel
Divulgação
Android e iPhone detém maiores taxas de page views da web móvel
Segundo dados da comScore, apresentados no evento Digital Age 2011 que termina hoje em São Paulo (SP), o aparelho da Apple é responsável por 58,5% dos page views da web móvel brasileira. "Entre maio e agosto de 2011, observamos um crescimento significativo do Android na web móvel brasileira. Mas o iPhone se mantém relativamente estável.

Quem vem perdendo mercado é o Symbian e a categoria que inclui aparelhos básicos (feature phones)", disse Alex Banks, diretor da comScore para a América Latina.

Os dados da consultoria mostram que, em agosto de 2011, o Android era responsável por 16,7% dos page views da web móvel brasileira, contra 13,3% em maio. No mesmo período, o iPhone se manteve estável e, em agosto, tinha 58,5% dos page views. O Symbian, usado em celulares da Nokia, caiu de 9,4% para 6,8%. A categoria Outros, que inclui sistemas como Windows Mobile e celulares básicos (feature phones), caiu de 20,3% para 18%.

Segundo a comScore, a web móvel representa apenas 1% de todos os page views da web brasileira. É um número baixo quando comparado aos Estados Unidos e ao Reino Unido, em que a web móvel tem 7% de todos os page views. Entretanto, a consultoria destaca o forte crescimento do acesso a partir de dispositivos móveis. Entre maio e agosto de 2011, a web móvel saiu de 0,6% do total de page views para 1%, um crescimento de mais de 50% em três meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.