Empresa, que acaba de comprar a empresa criadora do aplicativo Alfred, está trabalhando em um novo aplicativo acionado por voz

O Google está preparando um novo aplicativo de assistente pessoal por voz que funciona de maneira similar ao Siri , aplicativo exclusivo do iPhone 4S . Segundo o site Mashable , o Google anunciou na última terça-feira a compra da empresa Clear Sense, que oferece um aplicativo de assistente pessoal chamado Alfred. Contudo, o aplicativo em seu formato atual não funciona por meio de comandos de voz.

Alfred, o aplicativo que recomenda locais, pode se tornar o Siri do Android
Reprodução
Alfred, o aplicativo que recomenda locais, pode se tornar o Siri do Android
O aplicativo Alfred permite buscar informações na internet, desde recomendações de restaurantes até opções de passeios. O aplicativo também "aprende" as preferências do usuário, de modo que possa sugerir ideias cada vez mais próximas ao que o usuário deseja. Entretanto, o aplicativo não oferece informações de mapas, nem notícias e informações sobre o clima, como o Siri.

Em paralelo a compra, o Google estaria melhorando os recursos de reconhecimento de voz atualmente disponíveis no sistema operacional Android. Segundo o site Android and Me , o novo aplicativo se chamaria Majel e seria uma evolução do Voice Actions, que atualmente só permite dar comandos ao aparelho como "Enviar uma mensagem de texto" ou "Acessar o site".

O Majel, segundo o site, estaria em desenvolvimento no Google X , laboratório secreto do Google. Ele seria o único projeto desenvolvido neste laboratório que seria lançado em breve. Majel se refere a Majel Barrett-Roddenberry, a voz do computador do seriado Star Trek.

O aplicativo Siri, que só funciona na versão mais recente do smartphone da Apple, é o principal destaque da nova versão do aparelho, que chega amanhã ao Brasil. Contudo, ele por enquanto apenas funciona nos idiomas inglês, francês e alemão e a Apple não divulgou previsão de quando o aparelho passará a funcionar em português.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.