Sistema do Google é o que mais cresce no país e ajudou Samsung, LG e Motorola a alcançar o topo do ranking de fabricantes

O Android está perto de representar quase metade do mercado de smartphones nos Estados Unidos, segundo estudo da comScore divulgado hoje. O sistema operacional do Google para celulares estava em 46,9% dos celulares vendidos nos últimos três meses, com término em novembro de 2011. O número representa alta de 3,1 pontos percentuais em relação à participação de mercado registrada em agosto, a maior entre as cinco principais plataformas para smartphones.

Galaxy S II: smartphone com Android ajudou a alavancar as vendas da Samsung em todo o mundo
Getty Images
Galaxy S II: smartphone com Android ajudou a alavancar as vendas da Samsung em todo o mundo
O estudo da comScore não inclui as vendas de smartphones em dezembro, mês do Natal, em que os resultados dos fabricantes de smartphones são, em geral, mais expressivos que em outros meses do ano.

O Google, no entanto, divulgou nesta semana alguns resultados das vendas de smartphones com Android no Natal de 2011 e, segundo Andy Rubin, vice-presidente sênior do Google, 3,7 milhões de aparelhos com Android foram ativados só no final de semana do Natal.

Apple ganhou mais mercado que concorrentes

De acordo com o estudo da comScore, o iOS, sistema operacional do iPhone, ficou em segundo lugar entre as plataformas mais populares, mas representa pouco mais da metade da fatia de mercado do Android. A Apple detém, com base nos dados de novembro, 28,7% do mercado de smartphones nos EUA, com crescimento de 1,4 pontos percentuais em relação à agosto.

Apesar disso, a Apple é a fabricante de smartphones que teve maior aumento na participação de mercado no último trimestre, de acordo com o estudo. Em quarto lugar no ranking de maiores fabricantes, a Apple representou 11,2% do mercado americano de smartphones no período, com crescimento de 1,4 pontos percentuais na participação de mercado.

A Samsung continua em primeiro lugar no ranking de maiores fabricantes de smartphones nos EUA, com 25,6% do mercado. Em segundo lugar está a LG, com 20,5%, e na sequência a Motorola, com 13,7% do total. A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, ficou em último no ranking, com 6,5% do mercado. Por conta da crise que a empresa enfrenta , ela registrou a maior queda na participação de mercado no período analisado: 0,6 pontos percentuais.

Uso de aplicativos é o que mais cresce

Em novembro, o uso de aplicativos baixados foi o que mais cresceu nos EUA, no total de atividades realizadas com o smartphone, de acordo com a comScore. Os dados mostram que 44,9% dos usuários utilizaram estes aplicativos nos três meses anteriores a novembro, 3,3 pontos percentuais do que no período anterior. A segunda atividade que apresentou maior crescimento foi navegar na web por meio do aparelho, que agora é realizada por 44,4% dos donos de smartphones.

A atividade mais popular, contudo, é o envio de mensagens de texto (SMS), uma função disponível também em celulares mais básicos. No período analisado, 72,6% das pessoas analisadas executaram a tarefa por meio do smartphone. Para fazer o estudo, a comScore analisou 30 mil clientes de operadoras americanas nos três meses anteriores a novembro de 2011.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.