A liderança do mercado europeu continua com o Symbian da Nokia

Symbian ainda é o mais popular da Europa
The Next Web
Symbian ainda é o mais popular da Europa
Por Fernanda Morales

Em novo estudo divulgado nesta terça-feira, 13, os pesquisadores da ComScore revelaram que no terceiro trimestre de 2011, a plataforma móvel da Google, o Android, passou o iOS da Apple se tornando o segundo sistema operacional mais popular da União Europeia.

Mesmo com o crescimento do Android e do iOS no mercado europeu, o Symbian da Nokia continua na liderança com 37,8% do mercado, apresentando queda de 16,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o The Next Web , o Android adquiriu os 16,1% que o Symbian perdeu no último ano, subindo de 6% para 22,3% no terceiro trimestre.

O crescimento da Apple no período foi menor, aumentando de 19% para 20,3% e ficando com o terceiro lugar entre os sistemas operacionais mais populares na Europa. Em quarto lugar está a produtora do BlackBerry, a RIM , com 9,4% do mercado.

Segundo o ZDNet , os números mostram o mercado consumidor de smartphones em cinco países como Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e Itália. Entre os 19,7 milhões de usuários do Android nestes países, o Reino Unido é o que contabiliza o maior número de usuários com 6,3 milhões, seguido apenas pela França com 4,5 milhões e Alemanha com quatro milhões de usuários.

A pesquisa também mostra que os aparelhos com Android mais populares na Europa são os da HTC com 34,6% do mercado. Em seguida vem a Samsung com 31,7% e a Sony aparece no terceiro lugar com apenas 15,1% do mercado de smartphones no continente.

A ComScore acredita que no próximo trimestre as vendas da Apple devem aumentar com o possível lançamento do tão aguardado iPhone 5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.