Aplicativos terão que ter autorização dos usuários para acessar listas de contatos

A Apple anunciou nesta quarta-feira (15) que os aplicativos da App Store terão que obter autorização dos usuários para acessar listas de contatos guardadas no iPhone e em outros aparelhos da empresa. Atualmente, os aplicativos podem acessar essas informações sem a autorização dos usuários.

Path copiava contatos sem consentimento dos usuários
Reprodução
Path copiava contatos sem consentimento dos usuários
As críticas começaram na semana passada, quando foi descoberto que o aplicativo da rede social Path copiava os contatos dos usuários para os servidores da empresa sem autorização .

O CEO da Path admitiu o erro e disse que a empresa apagaria imediatamente todas as informações. Além disso, afirmou que, com uma atualização, o Path passaria a pedir a permissão do usuário para armazenar contatos.

Posteriormente, foi reveleado que a cópia de dados da lista de contatos é uma prática rotineira entre aplicativos para iPhone, incluindo alguns famosos, como o Twitter e o Foursquare. Em alguns casos, como no Twitter, o aplicativo pedia a autorização, mas a linguagem usada não era clara.

Congresso dos EUA pediu esclarecimentos

Desde a falha do Path, a  Apple vinha sendo criticada, já que é responsável por aprovar todos os aplicativos divulgados na App Store. Hoje, o Congresso Americano enviou uma carta à empresa, pedindo esclarecimentos sobre o assunto.

Na maior parte dos casos, os aplicativos guardam os dados da lista de contatos para facilitar a conexão com novos amigos que passam a usar os serviços. Porém, em muitos casos, esses dados estavam sendo guardados de forma  pouco segura (sem criptografia). Assim, poderiam ser facilmente obtidos caso hackers conseguissem acesso aos bancos de dados dos serviços.

Ao blog AllThingsD , um representante da Apple afirmou que a permissão do usuário para acesso a contatos será exigida da mesma forma que, atualmente, é exigida para acessar a localização do aparelho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.