Novo serviço da empresa levantou dúvidas sobre a sua utilização

Por Bianca Hayashi, da MAC+

O iCloud, novo serviço da Apple que armazenará músicas, fotos, aplicativos, calendários e documentos nas nuvens, causou um impacto positivo em muitos dos usuários, enquanto outros ficaram apreensivos sobre o uso de antigos produtos da empresa, como o MobileMe. Como muitas questões ficaram em aberto na apresentação do iCloud durante a WWDC 2011, a Apple publicou na sexta-feira , 24 de junho, um documento explicando as mudanças que acontecerão a partir de setembro.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


Os serviços ligados ao MobileMe (com exceção do iWeb publishing, Gallery e iDisk) foram reescritos para funcionar da mesma maneira no iCloud e, por isso, o MobileMe será descontinuado a partir de 30 de junho de 2012. Desde o dia 6 de junho deste ano, o serviço não é mais pago. Foram adicionados ao iCloud o iTunes, Photo Stream, documentos, histórico de aplicativos e livros e o becape e restauração do sistema.

A companhia diz também que será possível publicar sites do iWeb, fotos e documentos para a galeria do MobileMe e iDisk somente até o dia 30 de junho de 2012.

Quem tem uma conta me.com ou Mac.com poderá mover os contatos, emails, calendários e favoritos ao novo sistema. A Apple anunciará mais detalhes a respeito quando o iCloud for lançado. Se você sincroniza outros serviços nas nuvens (como os widgets do Dashboard e preferências do sistema), saiba que eles só estarão disponíveis até o final de junho do ano que vem.

A empresa de Cupertino disse também que quem usa contas diferentes para a iTunes Store e o MobileMe não poderá fundi-las em uma só. O máximo que poderá fazer é migrar a conta do MobileMe para o iCloud e, se quiser, usar contas diferentes para a iTunes Store e o iTunes nas nuvens.

Quem achava que 5 GB de armazenamento é muito pouco para os emails, documentos e becape, deve ficar feliz com esta notícia: será possível comprar mais espaço. Músicas, aplicativos, livros e fotos do Photo Stream não serão contados nos 5 GB. Outros detalhes a respeito serão dados somente quando o serviço for lançado.

Se você tem uma conta MobileMe Family Pack (ou seja, o pacote familiar), poderá adicionar mais membros a ela ¿ e cada pessoa poderá ter uma conta no iCloud, desde que a criem antes de 30 de junho de 2012. Mas se a sua conta no MobileMe é individual, você não pode mais fazer o upgrade para a conta familiar.

E, por fim, a Apple afirma que, quem comprou o MobileMe e ainda não o usou, pode pedir o reembolso, assim como os que cancelaram a assinatura do serviço sem terem usufruído dele por completo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.