Aplicativo evita ida de consumidor até uma Apple Store

Por Bianca Hayashi, da MAC+

Rumores diziam que a Apple estava tentando resolver problemas com o iPhone e o iPad remotamente usando um web app, mas parece que a empresa já está fazendo algo bem parecido para reparar alguns dos aparelhos em suas lojas.

Segundo o Apple Insider , uma pessoa familiarizada com as operações das Apple Stores revelou que a companhia está usando o site iosdiags.apple.com para o reparo de dispositivos em muitas lojas. Os usuários podem visitar o site em seus dispositivos iOS para iniciar o aplicativo, onde é pedido um Apple ID.

Depois de ter identificado o dispositivo, os resultados da análise são enviados ao software Mobile Genius usado pelos Apple Genius nas lojas. Estes dados também podem ser lidos pelos softwares para desktop iRepair, que os Genius também têm acesso.

O aplicativo, que roda a partir do Mobile Safari, pode detectar a versão do iOS, a vida da bateria, problemas em aplicativos ou no sistema, reinicios inesperados, fechamentos impróprios, falhas em ligações e mais. A fonte também disse que é possível saber se o dispositivo sofreu jailbreak, que invalida a garantia do produto. Todos esses dados também podem ser obtidos pelos Genius quando eles conectam o iPhone nas máquinas das Apple Stores por meio de um cabo USB .

Dessa forma, o Genius pode avaliar se o problema pode ser consertado remotamente ou se é preciso que o usuário vá até a Apple Store mais próxima. Segundo o HardMac , a ferramenta de diagnóstico foi anunciada internamente no começo da quarta-feira, 31 de agosto.

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