Mudança de preços causa reações contraditórias ao redor do globo


Por Guilherme Abati

A Apple modificou os preços das App Stores em todo o mundo na noite de quarta-feira, 13, para acompanhar as variações de câmbio. Alguns países, como a Suiça , por exemplo, tiveram queda nos preços, mas na Inglaterra eles subiram em até 25%, ao invés de cairem, como era aguardado pelos britânicos.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


A Apple, na ocasião em que o site do iTunes Connect ficou em manutenção e indisponível para os desenvolvedores , não comunicou oficialmente que os preços seriam alterados, apesar dos fortes boatos sugerirem tais mudanças.

Max Whitby, da Touch Press , criador dos elogiados aplicativos Solar System e The Waste Land , se posicionou diante da decisão recente da Apple, em entrevista dada ao jornal londrino Telegraphy : Eu acho que a Apple proporciona realmente serviços de qualidade, mas obviamente uma mudança de preços como essa nos pega despreparados. Poderíamos ter sido avisados antes das mudanças, afirma.

O Telegraphy, interessando na reação do público inglês, ouviu também Fiona Barclay, da BirdGuides.com , que passou amanhã de ontem, 14 de julho, revendo a campanha de marketing de seus aplicativos. Ela já tinha praparado materiais promocionais para os novos programas que seriam lançados, mas que, agora, muito em conta das mudanças dos preços, terão que ser adiados. Essas mudanças são muito inconvenientes, afirma Barclay.

As mudanças repentinas surpreenderam alguns setores da própria Apple. Outro jornal inglês, o Metro , também repercurtiu a polêmica mudança. De acordo com o jornal, os altos novos preços afetaram também a própria Mac App Store inglesa. No site, o Final Cut Pro X está saindo por 180 libras, quando, de fato, custa 200 libras.

Contudo, Michael Maher,da Zolmo , uma criadora de aplicativos para o iOS e softwares, afirmou que muitos de seus clientes internacionais estão satisfeitos com a alteração: Temos muitos clientes na Austrália, e agora eles podem fazer compras com descontos, diz. Matt Miller, do estúdios ustwo , gostou das polêmicas mudanças.Fica difícil lucrar vendendo aplicativos muito baratos. Eu preferiria que os preços fosse ainda maiores, diz Miller.

O gráfico acima, publicado em um extenso estudo sobre os ajustes de preços no site macstories , mostra as mudanças ocorridas nos preços das App Stores em diversos países. A base é o preço do aplicativo Angry Birds .

As colunas em cinza representam os antigos preços, em verde, os preços pós mudança.

O site da revista Tap! informa que o Reino Unido foi o local mais afetado com as mudanças, porém o México e a Noruega também sofreram aumento significativo. Na Austrália e no Japão apresentaram queda

Em anúncio oficial a Apple somente informou: Foram feitas algumas mudanças em nossos preços internacionais, devido à mudanças cambiais e leis de impostos locais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.