Testes da Consumer Reports e do site Cnet mostram que tablet esquenta mais que a versão anterior, mas calor não chega a incomodar

Depois de diversas reclamações de consumidores do novo iPad a respeito de um suposto superaquecimento, o Consumer Reports, considerado o órgão de defesa do consumidor nos Estados Unidos, e o site Cnet divulgaram o resultado de testes realizados com o tablet. Eles comprovam que o novo iPad esquenta mais que o iPad 2 em situações de grande estresse, mas o aquecimento não prejudica o uso.

Imagens mostram temperatura no iPad 2 (esquerda) e novo iPad (direita), que esquenta mais
Reprodução
Imagens mostram temperatura no iPad 2 (esquerda) e novo iPad (direita), que esquenta mais
No caso do teste da Consumer Reports , a temperatura do novo iPad chegou a 46ºC, depois de rodar o game Infinity Blade 2, um dos jogos com gráficos mais completos disponível atualmente, por 45 minutos sem parar. O tablet ficou com a conexão Wi-Fi ligada durante todo o tempo. A temperatura ficou mais alta na parte traseira do tablet, próximo ao canto inferior esquerdo.

Ao final dos testes, o órgão concluiu que a temperatura do novo iPad superou a do iPad 2 em 11ºC, quando o aparelho está conectado ao carregador, e de 10,5ºC, quando o tablet estava desconectado. "Quando ele estava em sua maior temperatura, eu o senti muito quente, mas não foi desconfortável segurá-lo por um curto período de tempo", diz Donna Tapellini, responsável pelos testes da Consumer Reports.

Já nos testes do Cnet , realizados com um sensor infravermelho, a temperatura mais alta registrada no novo iPad foi de 34,4ºC. Essa temperatura foi registrada após jogar o Infinity Blade 2 por um período de 15 minutos, com a conexão Wi-Fi ligada e brilho de tela no maior nível. Com base nos testes, o site afirma que o aquecimento do novo iPad é notável ao toque, mas "não chega a ser desconfortável".

O Cnet pondera também que a temperatura registrada é similar a de notebooks, quando estão sob estresse, como reproduzir um vídeo por streaming. Em testes similares, o site registrou a temperatura de 37,2ºC no notebook Dell Inspiron 14z, após 15 minutos de streaming de vídeos. Segundo o site, o aumento de temperatura do novo iPad já era esperado, já que o tablet recebeu uma tela com resolução HD e tecnologia Retina Display, que precisa de mais potência para garantir o mesmo nível de brilho da tela do iPad 2.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.