Demora no lançamento de recursos para a rede social é uma das razões para a migração de usuários para o Facebook

O Orkut, rede social desenvolvida pelo Google, completa oito anos nesta terça-feira (24). Até 2011, o Orkut era a maior rede social do Brasil, único país onde ainda se mantinha à frente do rival Facebook, situação que mudou no final do ano passado. Em dezembro de 2011, de acordo com a comScore, o Facebook tinha cerca de 36 mil visitantes únicos, enquanto o Orkut passou para a segunda posição, com 34,4 milhões de visitantes únicos.

LEIA TAMBÉM:
O guia completo do Orkut

Orkut faz oito anos e enfrenta concorrência do Facebook
Reprodução
Orkut faz oito anos e enfrenta concorrência do Facebook
Apesar da migração dos internautas para a rede social de Mark Zuckerberg, o Orkut ainda cresce em audiência no País: de acordo com a comScore, no último ano a rede social ganhou 5% mais visitantes únicos.

O crescimento do Orkut no último ano não foi suficiente para parar o Facebook, que cresceu 192% entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011 no País. Em dezembro de 2011, de acordo com a comScore, os internautas brasileiros passavam uma média de 4,8 horas conectado ao site por dia, enquanto no mesmo período de 2010 a média era de apenas 37 minutos.

Orkut demora a inovar

Entre os motivos que estimularam a migração dos usuários para o Facebook está a demora no lançamento de recursos mais avançados na rede social. Além de passar a suportar jogos e aplicativos apenas depois do lançamento deste recurso no Facebook, a rede social também demorou a oferecer um aplicativo para acessar o Orkut a partir de smartphones - uma das formas de acesso que mais cresceu no último ano. O aplicativo do Orkut para iPhone chegou no início de janeiro. Usuários de Android ainda não têm um aplicativo oficial.

Especialistas de outras consultorias, como Ibope , Experian Hitwise e comScore , já apontavam a tendência de que o Facebook superasse o Orkut no Brasil. Desde agosto de 2010, quando o Facebook superou o Orkut na Índia , o Brasil era o único país em que o Orkut continuava sendo líder entre as redes sociais. O Google criou o Orkut em 2006 e ganhou este nome em homenagem a Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google, que criou o serviço.

Google investe em nova rede social

Com a queda na popularidade do Orkut, o Google decidiu investir em uma nova rede social no ano passado, o Google+ . Mais parecida com o Facebook, e recebendo novos recursos e integrações com outros serviços do Google toda semana, a rede social já chegou a 90 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Google. O número, no entanto, ainda representa pouco mais de 10% do total de usuários cadastrados no Facebook, que já reúne mais de 800 milhões de pessoas.

LEIA MAIS: O guia completo do Google+

Apesar do forte investimento no Google+, o Google afirmou oficialmente que continuará investindo no Orkut para lançar novos recursos nos próximos anos.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.