O mesmo passo-a-passo do GPS para carros, agora para os ônibus, trens e metrô


Por Daniel Pavani

A Google lançou hoje a nova versão (5.7) do aplicativo Google Maps para o Android, que traz ótimas notícias para quem anda de ônibus, trens e metrô. Agora, o app conta com instruções passo a passo para rotas de transporte público, indicando quais ônibus pegar e em qual ponto descer.



Alguém pode estar se perguntando qual a grande novidade, já que já há um bom tempo o Google Maps conta com as rotas de transporte público. Porém, a grande novidade é que agora estas rotas poderão ser acompanhadas com instruções em tempo real, assim como as navegações em automóveis.

O Blog Oficial da Google conta que o Google Maps Navigation conta hoje com quase 20 bilhões de quilômetros de rotas de GPS e que agora possui mais uma versão, o Transit Navigation. De acordo com a publicação, os usuários do sistema terão instruções detalhadas dos caminhos de ônibus, com indicações, por exemplo, de que ponto descerem ou quando é preciso fazer uma conexão.

Para utilizar o serviço, basta traçar uma rota por transporte público e clicar no ícone de navegação (a seta azul no canto superior direito). O aplicativo funciona mesmo em background, enviando notificações para o usuário sobre os próximos passos, como por exemplo Desça na próxima parada, e inclusive vibra quando este próximo passo está muito perto.

Duas ressalvas, porém. É preciso lembrar que o serviço ainda é beta ¿ assim como a navegação para automóveis ¿ o que quer dizer que existe a possibilidade de erros. Em outras palavras, é melhor não confiar cegamente na navegação ¿ novamente, assim como a versão para carros ¿ e olhar bem onde está descendo do ônibus. Além disso, como o sistema é baseado em GPS , muito dificilmente o sinal funcionará dentro dos túneis do metrô.

A melhor de todas as notícias: ele está disponível para São Paulo!

O aplicativo já está disponível para atualização no Android Market.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.