Equipe de Curitiba ficou em primeiro na categoria Game Design

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597102044429&_c_=MiGComponente_C

Nova York, 13 jul (EFE).- Uma equipe de estudantes brasileiros venceu um dos principais prêmios concedidos nesta quarta-feira na final da Imagine Cup, as olimpíadas tecnológicas organizadas pela empresa Microsoft em Nova York, que contou com a presença do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e da atriz Eva Longoria.

A equipe Signum Games, da Universidade Positivo, de Curitiba, foi a única representante da América Latina a ganhar um primeiro prêmio em uma das cinco categorias principais, "Game Design: Windows / XBOX".

Divulgação
Equipe Signum mostra seu projeto na Imagine Cup
Equipe Signum mostra seu projeto na Imagine Cup

Inauguradas em Barcelona (Espanha) em 2003, as olimpíadas tecnológicas da Microsoft contou nesta nona edição com a participação de 358 mil estudantes de 183 países, dos quais mais de 400 jovens de 70 nações passaram à fase final - realizada no Lincoln Center, após seis dias de competição -, incluindo 17 equipes de dez países latino-americanos.

Outras duas equipes brasileiras ficaram em segundo lugar em duas categorias inferiores - uma formada por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outra por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Eva Longoria deu um toque de glamour à entrega de prêmios, com a apresentação do prêmio People's Choice Award, o único eleito pelo público, que recaiu para a equipe Rapture, formada por um grupo de estudantes de Bangladesh.

"Nosso futuro está em suas mãos", afirmou a atriz, que destacou que os estudantes participantes da competição se inspiraram nos últimos desastres naturais no México, Haiti, Japão e Chile para realizar seus projetos.

A Microsoft anunciou que os agraciados serão beneficiados por um programa de bolsas de estudo de US$ 3 milhões para realizar seus projetos.

Esta nona edição da Imagine Cup girou em torno da promoção das Metas de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estipuladas em 2000, que propõem atingir em 2015 objetivos como erradicar a fome e a pobreza extrema, fomentar a igualdade de gênero e reduzir a mortalidade infantil.

Os ODM também buscam obter a escolarização primária universal, melhorar a saúde materna, combater o vírus do HIV e a Aids, assegurar a sustentabilidade ambiental e desenvolver uma associação global para o desenvolvimento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.