De acordo com gerente do serviço, brasileiros ficam conectados ao site nove minutos a mais que a média mundial a cada visita

Os usuários do serviço de blogs Tumblr no Brasil passam mais tempo conectados ao site do que a média mundial. De acordo com dados fornecidos por Gina Gotthilf, gerente de internacionalização do Tumblr, durante palestra no Social Media Week, os brasileiros ficam, em média, 32 minutos conectados ao site a cada visita, enquanto a média mundial é de 23 minutos a cada acesso ao site. "Os brasileiros gostam de usar o Tumblr para descobrir coisas novas", diz Gina.

Tumblr já reúne mais de 4 milhões de blogs no Brasil
Reprodução
Tumblr já reúne mais de 4 milhões de blogs no Brasil
LEIA TAMBÉM:
6 recursos essenciais do Tumblr
Tumblr supera Wordpress em número de blogs

Por outro lado, apesar de o serviço reunir 4 milhões de blogs no Brasil, os brasileiros ainda usam pouco as funcionalidades internas do site, acessíveis apenas depois de fazer login, que permitem interagir com a comunidade do site.

Entre estes recursos estão, por exemplo, o que permite republicar postagens de outros blogs do Tumblr (Reblog) e o recurso que permite "curtir" uma publicação (Like). "Uma das partes do meu trabalho no Brasil será justamente de estimular o uso dessas ferramentas que já estão disponíveis", diz Gina.

O Brasil é a segunda maior comunidade do Tumblr em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 15 bilhões de visitantes únicos por mês. E o número de pessoas que acessam o site está crescendo rápido: em junho de 2011, o site registrou cerca de 313 milhões de page views a partir do Brasil, mas em janeiro de 2012, o número subiu para mais de 2 bilhões de page views a partir do País. A maior parte dos acessos vem das regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Encontros offline

Um dos planos do Tumblr no Brasil para aumentar a interação entre a comunidade de usuários no País é promover reuniões mais frequentes, o que eles chamam de meetups. No final de janeiro, quando Mark Coatney, diretor do Tumblr, visitou o País, ele participou de duas dessas reuniões, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. "No final de abril, quando o fundador do Tumblr visitar o Brasil, ele quer conhecer a comunidade de Curitiba, onde aconteceu o maior meetup do mundo no ano passado", diz Gina.

Entre as outras estratégias para aumentar a presença de brasileiros no Tumblr será a tradução do serviço para o português, que deve acontecer em breve, além da criação de um escritório no País, liderado por Gina. "Queremos nos aproximar dos brasileiros e entender um pouco mais sobre como eles usam a ferramenta para ajustarmos o serviço à demanda local", disse Gina, ao iG .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.