Chamado Paprika, aplicativo da startup Eyllo, permite “ver” locais onde amigos publicaram atualizações de status

Imagine se, em vez de ver uma atualização de status de um amigo na tela do Facebook, fosse possível vê-la na rua da casa dele ou naquele restaurante que ele indicou a você? O recurso já é realidade no aplicativo Páprika, desenvolvido para Android pela startup carioca Eyllo. Com o uso de realidade aumentada, o dono do aparelho vê num radar as atualizações de status que estão próximas a ele.

Vídeo mostra como funciona o Páprika

Atualmente, o Páprika permite ver nas ruas apenas as postagens dos amigos em redes sociais populares como Facebook, Twitter e Foursquare. A ideia, porém, é permitir que desenvolvedores criem outra microredes de informações para adicionar ao aplicativo. “O desenvolvedor pode, por exemplo, criar uma base de dados de informações turísticas ou mesmo sobre aulas em uma universidade”, diz Enylton Machado, diretor de tecnologia da Eyllo.

Após ligar o aplicativo, a câmera do é automaticamente acionada. Para ver as informações na tela, sobre a imagem do ambiente que está sendo focalizada pela câmera, basta que o usuário selecione um dos cenários disponíveis por meio do aplicativo. Por enquanto, só é possível acessar os dados publicados nas redes sociais, mas Machado espera que, em breve, desenvolvedores já tenham adicionado suas próprias bases de dados ao aplicativo.

O próximo passo será lançar a versão do Páprika para iPhone e iPad, o que deve acontecer em março. Vale lembrar que, no caso de informações de redes sociais, o aplicativo só mostra informações compartilhadas com amigos, de modo que o usuário não deixará suas atualizações expostas para qualquer pessoa que passar pelo local. “É possível atualizar o status e fazer check-in em redes sociais por meio do próprio aplicativo”, explica Machado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.