Tamanho do texto

Número considerado reflete apenas os aplicativos baixados para o iPhone e para os aparelhos com Android

Até o final de 2011, os usuários de iPhone e de smartphones com Android terão baixado cerca de 25 milhões de aplicativos, de acordo com novo estudo da consultoria Flurry. Segundo a empresa, o número representa um crescimento expressivo em relação a 2010, quando os usuários desses smartphones baixaram cerca de 6 milhões de aplicativos durante todo o ano.

LEIA TAMBÉM:
Impasse entre Apple e governo impede oferta de games na App Store
Devagar, Apple tenta crescer no Brasil
Tudo sobre o iPhone 4S
10 aplicativos úteis para Android

Download de aplicativos deve fechar 2011 com alta de 300% em relação ao ano passado
Getty Images
Download de aplicativos deve fechar 2011 com alta de 300% em relação ao ano passado
No total, o crescimento do download de aplicativos chegou a mais de 300% em um ano. Mesmo assim, em entrevista ao jornal The New York Times , Peter Farago, diretor de marketing da Flurry, disse que não está surpreso com os dados, já que o número de iPhones e aparelhos com Android aumentou rapidamente.

"Por um período, a base de usuários de iPhone e Android era composta apenas de 'early-adopters', mas está se tornando um mercado global, principalmente porque os preços dos dispositivos de ambas as plataformas está caindo", disse Farago ao jornal. Ao considerar apenas o próximo mês de dezembro, o executivo prevê que os usuários baixarão 5 milhões de aplicativos nas duas plataformas.

Segundo o executivo, atualmente a App Store, loja de aplicativos do iPhone, reúne cerca de 500 mil aplicativos, enquanto o Android Market, loja de aplicativos para aparelhos com Android, está próximo de 350 mil aplicativos. "As lojas de aplicativos realmente se tornaram um negócio lucrativo", diz Farago.