RIM, fabricante dos celulares BlackBerry, mostra nova versão do sistema QNX para seu tablet

Na CES 2012 , a Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, não lançou nenhum novo dispositivo, mas mostrou a segunda versão da plataforma QNX para o tablet PlayBook. A versão 2.0 atende a um pedido da maioria dos usuários do tablet: um aplicativo nativo de e-mail. A falta deste recurso básico foi, desde o lançamento do PlayBook , em abril no ano passado, um dos principais problemas apontados pelos críticos de tecnologia.

LEIA TAMBÉM:
Análise: Tablet Playbook, da RIM
CES 2012: A cobertura completa

O novo aplicativo, chamado Mensagens, unifica em uma caixa de entrada todas as contas de e-mail do usuário, além de todas as mensagens recebidas por meio de redes sociais, como Twitter, Facebook e LinkedIn. A partir da tela da caixa de entrada, o usuário pode acessar as informações dos contatos, que incluem atualizações de status, perfis em redes sociais e até um alerta de notícias sobre o usuário publicadas na web.

Aplicativo de e-mail do Plabook chega com atraso ao aparelho
ig
Aplicativo de e-mail do Plabook chega com atraso ao aparelho

A partir da interface do e-mail, o usuário também acessa o aplicativo de calendário, que se tornou totalmente integrado com os contatos. Para alternar entre as três funções (e-mail, calendário, contatos), basta passar os dedos na tela no sentido horizontal. O iG testou o aplicativo durante a feira e ele parece funcionar bem: é rápido e traz informações detalhadas do envio da mensagens, mesmo para as enviadas em redes sociais, como horário de envio e se o usuário respondeu a mensagem.

Quais produtos/tecnologias mais chamam atenção na CES 2012? Comente no fórum.

“Demoramos este tempo todo para trazer o e-mail nativo ao Playbook, porque queríamos trazer uma experiência diferente para o usuário de tablet, mas ao mesmo tempo condizente com o que já oferecíamos nos smartphones BlackBerry”, disse Jeff Gadway, gerente sênior de marketing de produto da RIM, ao iG . O Playbook foi lançado nos Estados Unidos em abril de 2011 e é a primeira vez que recebe uma atualização de software.

Atualização chega em fevereiro

A versão 2.0 da plataforma QNX será disponibilizada em fevereiro, mas ainda não há uma data oficial. Todos os usuários do PlayBook no mundo receberão a atualização de software ao mesmo tempo. “Esta atualização realmente mostra para onde estamos indo em relação ao BlackBerry OS 10”, diz Gadway. A RIM planeja lançar o BB 10, nova versão do sistema operacional que unificará a plataforma de smartphones e tablets, até o final de 2012. Segundo a RIM, a demora do BB 10 se deve à espera por novos chips, mas especialistas afirmam que problemas de bateria e outras questões técnicas teriam forçado a empresa a atrasar o lançamento do novo sistema .

A nova versão da plataforma QNX representa mais uma tentativa da empresa de conter a crise e alavancar as vendas do PlayBook, que tem feito pouco sucesso nos EUA e em outros países onde foi lançado. Além da atualização e promessa de um novo sistema operacional para o final do ano, a fabricante do BlackBerry tem cortado o preço dos produtos nas lojas americanas durante liquidações.

Loja de vídeos

Além do aplicativo de e-mail, a nova versão do QNX também traz melhorias na capacidade de executar aplicativos e tarefas do sistema ao mesmo tempo (multitarefa) e também marca a estreia da RIM no mercado de entretenimento, com a Video Store, uma loja de vídeos integrada ao PlayBook. Por meio dela, os usuários poderão alugar e comprar filmes, já a partir de fevereiro. A RIM não informou a quantidade de títulos disponíveis, nem o preço do serviço.

Mike Lazaridis, co-presidente da RIM, e o Playbook: vendas fracas prejudicam finaças da empresa
Getty Images
Mike Lazaridis, co-presidente da RIM, e o Playbook: vendas fracas prejudicam finaças da empresa
Ao comprar um filme, o conteúdo ficará armazenado no dispositivo, mas também terá uma cópia na nuvem – acessível apenas por dispositivos BlackBerry. Por meio da porta HDMI do tablet, os usuários poderão transmitir o vídeo para TVs com resolução de 1080p (full HD), de acordo com o executivo.

O serviço será oferecido em parceria com a empresa de conteúdo Rovi. No lançamento, a Video Store só estará disponível nos Estados Unidos. “Queremos lançá-la em breve em outros países, como o Brasil”, diz Gadway.

Por meio do recurso BlackBerry Bridge, que permite sincronizar os aparelhos BlackBerry com o PlayBook, os usuários poderão controlar os vídeos e navegar na web à distância (ou quando o dispositivo estiver conectado à TV), por meio de um novo aplicativo de controle remoto. “Os usuários poderão usar o teclado a que estão acostumados para fazer buscas e interagir com aplicativos”, explica Gadway.

Aplicativos Android

Outra novidade da nova versão da plataforma QNX é a compatibilidade dos aplicativos desenvolvidos para Android com o PlayBook. A partir de agora, os usuários notarão a diferença na variedade de aplicativos disponíveis na BlackBerry App World, loja de aplicativos da RIM. A empresa, no entanto, preferiu não revelar quantos aplicativos estarão disponíveis após o início do suporte ao Android.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.