Empresa está exibindo sua primeira TV com Google TV no estande, junto com outros modelos de TV conectada da marca

Um dia depois de anunciar a parceria com o Google para embarcar o sistema Google TV em televisores conectados a internet da marca, a LG demonstrou o novo produto em seu estande na Consumer Electronics Show 2012. Com tela de LED, a TV é preparada para exibir conteúdo em 3D, converter vídeos de 2D para 3D e oferece o navegador Chrome, do Google.

MAIS SOBRE A CES 2012:
HP lança notebook revestido de vidro ultrarresistente
TVs agora "veem e ouvem" espectadores
Intel mostra notebooks comandados por voz e gestos

A TV, chamada de G6 Series, roda a versão mais recente da plataforma do Google e permite instalar aplicativos por meio do Android Market.

Aparelho exibe conteúdo em 3D e vem com o navegador Google Chrome
iG São Paulo
Aparelho exibe conteúdo em 3D e vem com o navegador Google Chrome

A principal novidade do produto, e uma das mais esperadas no caso da Google TV, é controle remoto simples de usar. A LG adaptou a tecnologia Magic Motion, já usada em outros modelos de TV conectada, em que o usuário aponte o controle para a TV para movimentar o cursor. O controle também tem dois lados, um com poucos botões, para acionar funções básicas do aparelho, como volume e troca de canais. Do outro, o usuário encontra um teclado Qwerty, parecido com o de celulares.

Quais produtos/tecnologias mais chamam atenção na CES 2012? Comente no fórum.

O novo controle é uma opção mais simples para os usuários de Google TV. Até então, o sistema estava embarcado apenas em televisores da Sony, vendidos apenas nos Estados Unidos. Um controle em formato quadrado, cheio de botões e desajeitado, acompanha o produto. Por conta disso, o design e usabilidade do controle da Google TV foram um dos principais alvos dos críticos no lançamento da plataforma.

Novo controle remoto é mais simples de usar
iG São Paulo
Novo controle remoto é mais simples de usar

Além do controle que acompanha a TV, quem tem uma Google TV e um aparelho com o sistema operacional Android pode instalar um aplicativo para controlar todas as funções da TV, o Google TV remote. O iG testou o aplicativo no estande da LG durante a CES 2012, mas ele é um pouco complicado para quem nunca interagiu com a TV: são muitos botões, identificados com ícones difíceis de correlacionar com as funções. Além disso, há um trackpad virtual, que nem sempre funciona quando o usuário movimenta o cursor.

LG lança nova versão da Smart TV

Além da parceria com o Google, a LG lançou na CES 2012 a quarta geração de sua plataforma de TV conectada, a Smart TV. As novas TVs, que chegam ao mercado até o final de 2012, já oferecerão a nova plataforma, que reconhece voz e gestos do usuário. No caso da voz, um microfone foi instalado na extremidade superior do controle remoto, de modo que o dono possa aproximá-lo da boca ao dizer um comando.

O controle remoto agora também tem um botão scroll, como dos mouses, para rolar as telas da página inicial da Smart TV e ajudar na navegação na internet. Ele continua a oferecer a tecnologia Magic Motion, similar a do console Nintendo Wii, que ganhou melhorias em 2012: agora ela reconhece movimentos específicos do controle, como desenhar o símbolo “check” no ar, para favoritar uma página de web.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.