Futuros ultrabooks com novos chips Ivy Bridge devem ser ainda mais finos e leves

Os futuros ultrabooks – notebooks mais finos e leves e com grande poder de processamento propostos pela Intel – terão espessura ainda menor e ganharão novos recursos, como comandos por voz e gestos, suporte à tecnologia de pagamentos NFC (Near Field Communications) e tela sensível ao toque nos próximos meses. Esses laptops serão equipados com chips Ivy Bridge, da Intel, e devem chegar ao mercado em abril ou maio deste ano.

MAIS SOBRE A CES 2012:
Tecnologia permite controlar PCs com os olhos
Acer lança ultrabook mais fino do mercado
Galeria de fotos: FIlho de Bob Marley mostra caixa de som para iPhone

Mooly Eden, vice-presidente e gerente-geral do grupo de computadores pessoais da Intel, demonstrou os novos recursos durante evento da Intel, um dia antes do início da Consumer Electronics Show (CES) 2012. “Mais de 75 novos ultrabooks estão em desenvolvimento atualmente”, disse Eden, durante o evento.

Eden, da Intel: aposta em notebooks comandados por voz e gestos
Getty Images
Eden, da Intel: aposta em notebooks comandados por voz e gestos
Fabricantes como Acer, Asus, LG e Toshiba, e outras, estavam presentes com seus ultrabooks no evento da Intel. Um dos ultrabooks mostrados pela empresa, inclusive, usava o Windows 8 , nova versão do sistema operacional da Microsoft que deve ser lançada até o final de 2012.

O modelo com Windows 8 mostrado pela Intel possuía um trackpad transparente (uma pequena tela sensível ao toque) na parte traseira do produto.

Assim, mesmo com notebook fechado era possível acessar o sistema por meio da pequena tela e ver recursos básicos, como e-mail e agenda. O ultrabook com Windows 8, segundo a Intel, deve chegar ao mercado até o final do ano.

Comandos por voz e gestos

O sistema que permitirá usar comandos de voz para interagir com os ultrabooks no futuro é desenvolvido pela Nuance, a mesma empresa que ajudou a Apple a melhorar o aplicativo Siri, o assistente pessoal do iPhone 4S. Ao contrário do iPhone, no entanto, o sistema funcionará a partir da própria máquina, em vez de rodar na nuvem. “O sistema apresenta um ótimo desempenho mesmo usando os microfones embutidos nos laptops”, disse um executivo da Nuance. Os ultrabooks suportarão 8 idiomas no lançamento, inclusive o português.

As novas máquinas também chegarão com tecnologia de reconhecimento de gestos, similar a do Kinect. Durante o evento, Eden demonstrou um game rodando em uma máquina com os novos chips Ivy Bridge. Será possível usar gestos para interagir com jogos e aplicativos e também para navegar na internet.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.