Empresa sueca Tobii mostra protótipo do sistema, compatível com o Windows 8

A empresa sueca Tobii Technology está exibindo na CES 2012 uma tecnologia que muda o jeito de usar o computador. Ela permite que o usuário controle o computador apenas olhando para a tela, dispensando mouse ou telas sensíveis ao toque.

MAIS SOBRE A CES 2012
Intel mostra notebooks controlados por voz e gestos
Filho de Bob Marley mostra caixas de som para iPhone
Acer mostra ultrabook mais fino do mercado

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como funciona a tecnologia

A tecnologia usa duas câmeras de raios infravermelhos para captar o movimentos dos olhos do usuário. Para “clicar” em um aplicativo na tela, o usuário deve focar a vista no ícone do aplicativo e pressionar o botão do Windows no teclado. A versão atual do sistema é integrada ao Windows 8 , nova versão do Windows, que deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.

Por enquanto, o uso da tecnologia ainda é limitado, já que ela ainda está em desenvolvimento e há poucos programas compatíveis. Ainda não há previsão de quando a tecnologia poderá chegar ao mercado. Ao blog do LA Times , a Tobii diz que pretende usar essa tecnologia em atividades médicas. Ela permitiria, por exemplo, que um médico navegasse entre imagens vários exames e mantivesse as mãos livres para fazer anotações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.