Ultrabooks são a aposta da Intel e de fabricantes como Acer e Lenovo. Evento deve trazer também novas TVs e tablets

A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, receberá mais uma vez a maior feira de tecnologia do mundo, entre os dias 10 e 13 de janeiro. Na Consumer Electronics Show (CES) 2012, que deve receber mais de 140 mil visitantes, os fabricantes anunciarão os principais lançamentos de 2012 em tablets, celulares, computadores, TVs e outras tecnologias.

LEIA TAMBÉM:
O que rolou na CES 2011
CES 2012 será a última da Microsoft
LG lançará TV de OLED de 55 polegadas
Logitech apresentará novo mouse retangular

O iG estará em Las Vegas para a cobertura do evento e publicará notícias em tempo real sobre as principais novidades. Os principais lançamentos da feira devem acontecer já na segunda-feira (9), quando empresas como Samsung, LG e Sony, entre outras, apresentam suas novidades em eventos para a imprensa realizados antes da abertura oficial da CES 2012.

O que vem por aí

Na CES 2012, os tablets não devem ser o principal destaque, apesar de alguns lançamentos estarem previstos para o evento, como o Asus Transformer Prime e novos modelos da linha Iconia , da Acer. Alguns analistas preveem que os primeiros tablets com chips com até quatro núcleos devam fazer sua estreia em janeiro durante a feira. É possível que o Google, em parceria com alguma fabricante, anuncie também o primeiro tablet com o Android 4.0 ou Ice Cream Sandwich .

Ultrabook da LG, que será lançado na CES 2012, é mais fino que o MacBook Air
Divulgação
Ultrabook da LG, que será lançado na CES 2012, é mais fino que o MacBook Air

De acordo com os fabricantes e com a Consumer Electronic Association (CEA), entidade que reúne os principais fabricantes e organiza a CES, os

ultrabooks

devem ser as principais estrelas da feira. Trata-se de uma nova categoria de notebooks (mais finos e leves, mas com maior poder de processamento e preço abaixo de US$ 1 mil) proposta pela Intel em 2011. A

LG

e a Lenovo são alguns dos fabricantes que apresentarão novos ultrabooks na CES 2012.

Entre os smartphones, a expectativa é que os fabricantes apresentem os primeiros aparelhos com processadores de quatro núcleos e outras especificações ainda mais avançadas, como telas com resolução HD e câmeras de 12 megapixels, cada vez mais modernas. Novos smartphones com Windows Phone , possivelmente em aparelhos com chips de dois núcleos, além da nova versão do Xperia Arc , da Sony Ericsson, e o Droid 4 , da Motorola, podem chegar durante a exposição.

As TVs, exibidas em painéis gigantes em diversos estandes do evento, também devem atrair a atenção do público. Os fabricantes tentarão, mais uma vez, emplacar modelos ainda mais avançados de TVs com tecnologia 3D e TVs conectadas , que ainda não conseguiram vendas expressivas após a CES. Entre os destaques, a LG deve apresentar a maior TV com tela de OLED (diodo emissor de luz orgânico), com 55 polegadas; a Toshiba pode apresentar a primeira TV com resolução 4K (maior do que full HD); e a Panasonic planeja apresentar TVs com telas maiores que 70 polegadas.

Tablets bombaram em 2010

Com o lançamento da primeira versão do iPad, em 2010, a CES 2011 foi marcada pela chegada dos tablets de diversas fabricantes , como a Research in Motion (RIM), que apresentou o PlayBook, e a Motorola, que apresentou a primeira versão do tablet Xoom. Entre as TVs, o principal destaque ficou com a tecnologia 3D, já em sua segunda geração, que estava nos principais modelos lançados na feira.

Visitante observa efeito 3D em TV da Sony, exposta durante a última edição da CES, em Las Vegas (EUA)
AFP
Visitante observa efeito 3D em TV da Sony, exposta durante a última edição da CES, em Las Vegas (EUA)

A Intel também anunciou na CES 2011 uma nova linha de chips, chamados de Sandy Bridge , os primeiros a incluir funções avançadas de processamento gráfico. A feira também marcou a estreia dos smartphones com chips de dois núcleos, o que trouxe maior poder de processamento para os aparelhos. Na ocasião, a LG anunciou o Optimus 2x , o primeiro smartphone deste tipo no mundo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.