Samsung está fornecendo o produto para Apple a partir de sua fábrica em Austin

São Francisco - A Apple é famosa por terceirizar a fabricação de seus dispositivos móveis, como o iPhone e o iPad, com fabricantes asiáticos, mas a fabricante começou a receber os processadores do iPhone e iPad, componentes críticos da fabricação, de um lugar perto de casa: o Texas.

LEIA MAIS:
iPhone 4S: saiba tudo sobre o novo smartphone da Apple
Durante a madrugada, iPhone 4S chega às lojas brasileiras
Conheça os concorrentes do iPhone 4S

iPhone 4S é um dos produtos da Apple que usam o chip A5
Getty Images
iPhone 4S é um dos produtos da Apple que usam o chip A5
O processador A5 - cérebro do iPhone 4S e do iPad 2 - está sendo fabricado em uma fábrica de Austin, da fabricante coreana Samsung, de acordo com pessoas próximas à operação da fábrica.

O chip está sendo fabricado em uma linha de montagem construída recentamente e que custou US$ 3,6 bilhões à Samsung. A linha de montagem estaria dedicada para produzir os chips da Apple, segundo uma das fontes. A Samsung também fabrica memórias flash na planta de Austin.

Segundo uma das fontes, a Samsung teria começado a fornecer dos chips A5 a partir de Austin em 2011. A Apple não comentou o assunto, dizendo que não detalha seus relacionamentos com fornecedores. Um porta-voz da Samsung preferiu não comentar sobre seus clientes e as especificações dos produtos fabricados na planta de Austin.

O poderoso processador A5, que usa uma arquitetura licenciada da ARM, é desenvolvido pela Apple na Califórnia (EUA). Ele estreou no iPad 2, lançado em março de 2011, e agora também faz parte das especificações do iPhone 4S. O chip de 120 milímetros quadrados é duas vezes mais rápido que seu predescessor, o chip A4 - que também é fabricado pela Samsung.

De acordo com a Samsung, a empresa contratou mais de mil novos funcionários para suportar a produção de chips na fábrica de Austin. Os outros 2,4 mil funcionários da fábrica trabalham na linha de produção de memória flash.

Ao mesmo tempo em que a Apple é uma das maiores clientes da Samsung, as suas são rivais no mercado de smartphones e tablets. As duas empresas também estão presas em uma batalha de patentes em diversos países e relativas a vários produtos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.