Número de participação do Chrome, no entanto, não é confirmado por dados obtidos a partir de outras consultorias

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597101979342&_c_=MiGComponente_C

O navegador Google Chrome pode ter ultrapassado a marca de 20% de participação no mercado mundial, de acordo com dados divulgados hoje pela consultoria StatCounter. Isso significa que um quinto dos computadores monitorados pelo estudo já adotaram o navegador do Google.

Segundo os números, o Chrome teria 20,7% do mercado de navegadores, o que significa um crescimento de 2,8% em relação à participação de mercado do Google registrada em junho de 2009. No mesmo período, a participação de mercado do Internet Explorer caiu de 59% para 44% em todo o mundo e o Mozilla Firefox caiu de 30% para 38% do mercado.

"É uma super conquista que o Google tenha passado de 3% do mercado há dois anos para 20%", disse Audhan Cullen, CEO da StatCounter. Os dados do estudo consideram dados coletados de uma amostra que excede 15 bilhões de page views por mês, sendo 4 milhões dos Estados Unidos, registrados por mais de 3 milhões de sites. No Brasil, o Chrome passou o Firefox no início de junho .

Firefox à frente do Chrome no mundo, segundo NetApplications

Contudo, números de junho de 2011 da consultoria NetApplications -que usa uma metodologia diferente da StatCounter-, mostram que, embora o Chrome siga uma tendência clara de crescimento, ainda tem 13% do mercado mundial de navegadores.

Reprodução
Chrome segue tendência de crescimento, segundo NetApplications, mas ainda não supera Firefox

O Firefox ainda aparece à sua frente, com 21,6% de participação e o Internet Explorer se mantém em primeiro lugar, com 53,6% do mercado.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.