Tecnoblog

Amazon One lê a mão dos clientes para efetuar o pagamento
Divulgação/Amazon
Amazon One lê a mão dos clientes para efetuar o pagamento

O pagamento eletrônico tem avançado a passos largos nos últimos anos, em parte, graças às tecnologias de aproximação. E se, em vez de um cartão contactless ou do celular , você aproximasse a palma da sua mão de um leitor para pagar a sua compra? Essa é proposta do Amazon One.

A ideia é simples: ao passar pelo caixa de uma loja, tudo o que você precisa fazer é posicionar a palma da mão a alguns centímetros do sensor para pagar. O dispositivo fará leitura de características físicas, como linhas e sulcos da palma. A combinação dessas características é única para cada indivíduo, logo, esses dados resultam em uma "assinatura digital" que funciona para identificação pessoal.

Você viu?

Como não é necessário tocar no sensor, uma tecnologia como essa surge como uma solução importante para esses tempos de Covid-19 . Mas a Amazon explica que adotou a biometria de mão por essa modalidade oferecer mais privacidade do que outras tecnologias biométricas, como reconhecimento facial.

Essa privacidade maior se baseia em dois aspectos: em um banco de dados, não é possível identificar uma pessoa simplesmente olhando para a palma de sua mão; a leitura biométrica só é feita quando o indivíduo posiciona a sua mão acima do sensor (ao contrário do reconhecimento facial, que pode ser feito a partir de uma câmera de segurança, por exemplo).

Sistemas de biometria da mão existem há anos, mas nunca foram amplamente adotados. Está cedo para dizer se o Amazon One conseguirá mudar esse cenário, mas a empresa dá a entender que a tecnologia é segura o suficiente para permitir operações financeiras em larga escala.

Para tirar a prova, o Amazon One vai ser testado nas lojas Amazon Go em Seattle e levado a outros estabelecimentos da companhia no decorrer dos próximos meses.

Os usuários não precisam ter uma conta tradicional na Amazon . Basta associar número de telefone e cartão de crédito ao cadastro biométrico para usufruir do serviço. Os dados poderão ser apagados no site do Amazon One a qualquer momento.

Está nos planos da Amazon oferecer a tecnologia a terceiros. A companhia acredita que o Amazon One poderá ser usado em redes de varejo, estádios e prédios de escritórios, não só para pagamentos, mas para controle de acesso, por exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!