Tecnoblog

Possível carro elétrico da Xiaomi
Reprodução
Possível carro elétrico da Xiaomi

Este parece ser o ano em que grandes empresas de tecnologia resolveram voltar suas atenções para o segmento automobilístico. Após vários rumores sobre um Apple Car , começam a circular, na mídia internacional, informações sobre um possível carro elétrico da Xiaomi , que poderia competir com os veículos da Tesla .

De acordo com um relatório do iFengNews , o projeto estaria sob os cuidados diretos do fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun . O bilionário tem um interesse antigo em veículos elétricos e autônomos – em 2013, Jun esteve duas vezes nos Estados Unidos para encontros com Elon Musk , CEO da Tesla.

Uma boa alternativa aos smartphones

O timing é pertinente: enquanto o mercado de smartphones vive uma retração na China, com remessas diminuindo ano a ano, o setor de carros elétricos aumenta sua popularidade ao redor do mundo. No último ano, o valor de mercado da Tesla aumentou quase sete vezes. Além disso, o governo chinês vem apoiando ativamente novos projetos nesta área.

Cabe lembrar ainda que a Xiaomi já teve um pequeno contato com o segmento automotivo em 2019, quando anunciou uma parceria com a chinesa FAW para criar dois modelos personalizados de SUV. Porém, como ressalta o iFengNews , em comparação com telefones celulares e produtos domésticos inteligentes, o desenvolvimento de automóveis representa um desafio maior em termos de complexidade, requisitos de segurança e investimento de capital.

Apesar de soar bastante plausível, o plano ainda não foi confirmado oficialmente pela gigante chinesa – o que nos leva a esperar por mais detalhes em um futuro próximo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!