Tecnoblog

Android passa a alertar usuários que usam celular andando na rua
Victor Hugo Silva
Android passa a alertar usuários que usam celular andando na rua

O Google começou a liberar o recurso que alerta quem usa o celular enquanto anda na rua. Batizado de Heads Up, ele faz parte do aplicativo Bem-estar Digital e apresenta avisos ao notar uma movimentação quando a tela do dispositivo está ligada. A ideia é incentivar o usuário a prestar mais atenção ao seu redor para evitar acidentes.

Segundo o 9to5Google , o Heads Up está sendo disponibilizado para usuários do Pixel 4a e Pixel 5. O site indica que o recurso apareceu na versão beta 1.0.364375698 do Bem-estar Digital. Ele deve aparecer automaticamente e, caso isso não aconteça, é possível limpar o cache e forçar a parada do aplicativo para verificar se ele foi liberado ou não para você.

A opção era testada pelo Google ao menos desde novembro de 2020. Na ocasião, o XDA Developers analisou o arquivo APK de uma versão beta do Bem-estar Digital e encontrou um código para uma função que alerta quem usa o celular enquanto está em movimento. Desde então, ela não recebeu mudanças em sua tela.

Como funciona o Heads Up do Android

O Heads Up é um recurso opcional que o Google oferece para evitar acidentes ao utilizar o celular na rua. Ao ser aberto, ele indica que pode oferecer avisos para você prestar atenção no que está ao seu redor. De início, há o alerta de que, mesmo que o recurso seja ativado, os usuários precisam ter cuidado ao andar na rua.

Para utilizar o Heads Up, é preciso liberar acesso à localização para o recurso, que também coleta dados sobre atividade física para saber quando você está andando. Depois disso, se perceber que você está usando o telefone enquanto caminha, ele exibe mensagens como “Tome cuidado”, “Olhe para frente” e “Cuidado onde pisa”.

O recurso pode ser desativado a qualquer momento nas configurações do Bem-estar Digital . Ainda não há informações de quando ele será liberado para todos os usuários do Android .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!