Tecnoblog

Android 12 terá novidades
Unsplash/Denny Müller
Android 12 terá novidades



O Google está trabalhando em uma ferramenta que promete liberar mais espaço do celular no Android 12 . De acordo com o XDA-Developers , o recurso é capaz de colocar um aplicativo para hibernar automaticamente caso não seja utilizado por alguns meses. A ferramenta também revoga as permissões e desativa as notificações do app suspenso para proteger dados e economizar bateria.

Os detalhes da função, que também deu as caras em janeiro, foram encontrados na prévia vazada do Android 12. Conforme mostra o site, a nova versão deve aproveitar a ferramenta do Android 11 para revogar a permissão de apps sem uso. Mas o recurso seria expandido para também atender outras finalidades no futuro.

Em uma captura de tela, por exemplo, a seção "Apps não usados" (em tradução livre) aparece com a opção "Remover permissões e liberar espaço", dentro das definições do aplicativo. No Android 11, o item é apresentado como "Remover permissões se o app não for usado" e fica na página de permissões.

O site ainda ativou a hibernação manual de alguns softwares durante a análise da função. Neste caso, após suspendê-los, uma nova opção surgiu nas configurações gerais de aplicativos , chamada de "Apps não usados". Ao acessá-la, é possível visualizar uma lista com os apps que foram desativados pela ferramenta.

"Se um aplicativo ficar sem uso por alguns meses: as permissões são removidas para proteger seus dados; as notificações são interrompidas para economizar bateria; os arquivos temporários são removidos para liberar espaço", diz a descrição do recurso. Até o momento, não se sabe quando a função vai aparecer aos usuários do sistema.

O que esperar do Android 12?

O Android 12 é a próxima versão do software do Google . Além da hibernação de apps, o sucessor do Android 11 está cotado para chegar com melhorias na ferramenta para captura de telas, na multitarefa e na privacidade , além de mudanças na interface. O acesso à lixeira oculta do sistema é outra novidade aguardada.

O sistema teve a sua primeira prévia disponibilizada aos desenvolvedores em meados de fevereiro. A expectativa é de que novas informações sobre a atualização sejam apresentadas durante o Google I/O 2021 , em maio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!