Tecnoblog

Android 12 promete mais privacidade
Reprodução/Youtube
Android 12 promete mais privacidade



Com o iOS 14.5 , a Apple passou a exigir que os desenvolvedores solicitem permissão para rastrear dados de outros apps e sites. Agora, o Google está seguindo os passos da fabricante do iPhone : a companha vai dificultar o acesso às informações dos usuários no Android . A medida altera o funcionamento do identificador de publicidade do sistema operacional e entrará em vigor nos próximos meses.

As informações partem de uma atualização recente na página de suporte sobre o ID de publicidade. No site, o Google informa que vai remover o identificador de publicidade, caso o usuário opte por não receber anúncios personalizados:

"A partir do final de 2021, quando um usuário desativa a publicidade com base em interesses ou a personalização de anúncios, o identificador de publicidade não estará disponível", diz o aviso. "Você receberá uma sequência de zeros no lugar do identificador".

A alteração no serviço de personalização do Google Play Services será implementada em fases. A primeira etapa, a partir do fim do ano, engloba apps executados em dispositivos com Android 12 . Depois, no início de 2022, a mudança será expandida aos aplicativos executados em dispositivos compatíveis com o Google Play. "Em julho, forneceremos uma solução alternativa para oferecer suporte a casos de uso essenciais, como análise e prevenção de fraudes", informaram.

A nova política torna o Android mais próximo do iOS . Em abril, o iOS 14.5 chegou aos usuários com uma mudança na forma como os dados de navegação são acessados. Agora, para rastrear as informações, o desenvolvedor precisa solicitar a permissão do usuário com antecedência. Caso contrário, o identificador de publicidade ficará zerado.

Como desativar a personalização de anúncios no Android?

O Android já possui uma opção para interromper a personalização. Nas instruções do sistema, a companhia diz que, ao ativá-la, haverá uma orientação para que os apps não usem o código "para criar perfis com objetivos publicitários nem segmentem o usuário por meio de anúncios personalizados". O acesso ao identificador, porém, é mantido.

Para desativar o serviço de personalização de anúncios do Google Play Services no Android , você precisa realizar os seguintes passos:

  1. Acesse as configurações do sistema;
  2. Vá em "Google" e depois em "Anúncios";
  3. Ative a opção "Desativar a Personalização de anúncios".

A personalização também pode ser desativada através do menu "Privacidade" dentro das configurações do sistema. Mas, neste caso, o procedimento pode variar de dispositivo para dispositivo.

Google anuncia Android 12 com foco em privacidade

O Google apresentou a nova geração de seu sistema operacional durante o Google I/O 2021 . Entre os destaques do Android 12 , estão os novos recursos de privacidade . Um deles também é bem conhecido por quem possui um iPhone , como é o caso do indicador para avisar quando um app estiver usando a câmera ou microfone do celular.

A atualização ainda vai contar com um novo painel de privacidade , conhecido como Privacy Dashboard. Nesta página, o usuário conseguirá visualizar as permissões dadas a cada aplicativo, quais dados estão sendo acessados e mais. O sistema também passará a processar dados no dispositivo graças ao Android Private Compute Core.

O software ainda conta com mudanças no visual e na central de notificações. Os widgets também ganharam um reforço, agora com controles interativos e design renovado. Em relação ao desempenho, o Google diz que reduziu 22% o tempo de CPU utilizado para os serviços principais do sistema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!