Tecnoblog

Visual do Android 12
Divulgação/Google
Visual do Android 12

O novo design do Android 12 é um dos destaques da atualização. Mas um efeito visual que surge ao tocar em elementos do sistema tornou-se alvo de queixas de usuários por parecer uma falha do software. Em resposta aos relatos de bugs, o Google anunciou que vai modificar a animação para melhorá-la nas próximas versões de testes.

O efeito surge ao pressionar qualquer elemento do sistema. Quando o usuário toca em um botão, por exemplo, aparece uma animação granulada, como mostra a imagem abaixo. O mesmo acontece ao discar um número de telefone, selecionar uma opção no menu de configurações e em outros itens do sucessor do Android 11 .

Efeito visual do Android 12
Reprodução/Android Police
Efeito visual do Android 12

A animação deu o que falar nas últimas semanas. Em 18 de maio, um usuário do Android 12 Beta informou que o sistema retorna um "efeito ondulado com falhas (estrelas ao redor da área clicável)" no Issue Tracker. Ele ainda explicou que a animação aparece sempre que a pessoa toca "em qualquer área clicável com um efeito ondulado".

Outras pessoas relataram a mesma situação. "Não posso dizer se a animação é intencional ou falha", afirmou um usuário. "Parece estranho e assustador", apontou outra pessoa no tópico do Issue Tracker. "Pensei que algo estava errado com minha tela na primeira vez que aconteceu". "É esta a animação que acontece quando você clica em algo e fica pixelado? Isso é um bug ou um novo recurso?", disse mais um usuário.

A animação, no entanto, não se trata de um bug e sim de uma mudança da nova interface Material You . Mesmo assim, um funcionário do Google marcou o tópico como resolvido e disse que as próximas versões de testes do Android 12 terão alterações.

"Muito obrigado pelo feedback – você verá atualizações contínuas no Beta 2, 3 e em diante para tornar a ondulação mais sutil, menos perturbadora e com menos sensação de falhas", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!