O Twitter divulgou nesta terça-feira (26) os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2021 e registrou um prejuízo devido um pagamento de US$ 800 milhões para resolver um processo judicial de 2016. Ainda assim, a rede social apresentou um aumento significativo em sua receita no mesmo período, destacando os impactos mais brandos do que o esperado das novas políticas de privacidade da Apple.
Receita do Twitter aumenta 37% em relação a 2020
A gigante da tecnologia revelou um aumento de 37% em sua receita neste terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Assim, o Twitter divulgou a entrada de US$ 1,28 bilhão . Segundo a rede social, o resultado foi muito positivo, tendo em vista os impactos negativos que a nova política de privacidade da Apple causou sobre os anúncios.
O Twitter disse que os efeitos das mudanças no iOS afetaram menos a plataforma do que outras redes. A razão para isso seria porque seus anunciantes geralmente usam o app para campanhas de conscientização da marca, que dependem menos de rastreamento, em vez de campanhas de resposta direta, que exigem maior acesso a dados de usuários.
“Ainda é muito cedo para o Twitter avaliar o impacto de longo prazo das mudanças no iOS relacionadas à privacidade da Apple”, disse a empresa em carta para acionistas. Ainda assim, a rede social destacou que o impacto disso sobre a receita no terceiro trimestre foi menor que o esperado.
Twitter tem prejuízo após processo de US$ 809 milhões
No entanto, o destaque do resultado trimestral divulgado hoje está no prejuízo registrado. O Twitter saiu de um lucro de US$ 29 milhões no mesmo período do ano passado para perdas de US$ 537 milhões . A principal razão para isso foram os gastos multimilionários para encerrar um processo judicial de 2016.
A plataforma teve que pagar US$ 809 milhões em um acordo por enganar investidores sobre suas métricas de usuários na época. Vale destacar que, caso o Twitter não tivesse tido esse gasto, os resultados poderiam indicar um lucro de até US$ 272 milhões no último trimestre.
Base de usuário do Twitter cresce 13%
Além do aumento de receita e do prejuízo, o Twitter também revelou em seus resultados um aumento de 13% nos usuários ativos diários da plataforma, totalizando 211 milhões de pessoas que visualizaram anúncios em comparação com o mesmo trimestre de 2020. Assim, esse número já cresceu 85% no acumulado dos últimos quatro anos. O mais interessante é que a maior parte desse crescimento veio de fora dos Estados Unidos, indicando que a rede social está cada vez mais presente no mundo todo.
Ned Segal, diretor financeiro do Twitter, afirmou em um comunicado:
“Continuamos a gerar maior valor para nossos anunciantes graças à inovação de produtos de receita, incluindo progresso em nossa marca e ofertas de resposta direta, forte execução de vendas e a um amplo aumento na demanda de anunciantes.”
A empresa acrescentou que deverá concluir a venda da plataforma de publicidade MoPub no primeiro trimestre de 2022, o que deve causar uma queda na receita gerada por anúncios na plataforma no curto prazo. No entanto, a rede social afirma que a transação é mais um passo para alcançar sua meta de gerar US$ 7,5 bilhões ou mais de receita ao longo de 2023.
Com informações: The New York Times
Twitter fecha trimestre com prejuízo após processo que custou US$ 800 milhões