iPhone 14 Pro pode ganhar always-on display como em celulares Android
Bruno Gall De Blasi
iPhone 14 Pro pode ganhar always-on display como em celulares Android

Apple  deve levar um recurso muito aguardado à próxima geração dos seus celulares. Espera-se que os futuros  iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max  sejam anunciados ao público com o always-on display, uma ferramenta que já é encontrada em celulares Android há anos. É o que conta Mark Gurman, da  Bloomberg , neste domingo (29).

A revelação deu as caras na newsletter  Power On . Segundo Gurman, o iOS 16 pode trazer melhorias em notificações e outras novidades. Mas uma das funções que mais devem chamar a atenção dos usuários seria destinada aos sucessores do iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, que tendem a ser anunciados em setembro.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG 

A dupla deve chegar às lojas com o suporte ao always-on display. Caso não esteja a par, trata-se de uma função para mostrar algumas informações necessárias, como hora e notificações, enquanto a tela está desligada. Neste caso, o painel OLED aciona somente os pixels necessários para fazer a exibição sem gastar muita energia.

O recurso, vale lembrar, não é bem novidade no universo da Apple. Desde o Apple Watch Series 5, os relógios da marca permitem que a tela permaneça ligada continuamente para exibir a hora e afins. E é justamente essa experiência que deverá ser levada para os futuros smartphones da companhia.

Espera-se que o sistema funcione de maneira similar aos relógios. Caso a aposta se torne realidade, os celulares possivelmente vão reduzir a taxa de atualização para evitar que o painel seja atualizado muitas vezes por segundo. Assim, o consumo da bateria será menor, apesar de o painel permanecer ativo continuamente.

Vale lembrar que o iPhone 13 quase ganhou o recurso em 2021.

Always-on display em um Galaxy A7; celular foi lançado em 2017 (Imagem: Tecnoblog)
Always-on display em um Galaxy A7; celular foi lançado em 2017 (Imagem: Tecnoblog)

Com atraso, iPhone 14 Pro pode ter always-on display

O always-on display é um recurso incrível. Através dele, os usuários podem escolher algumas informações importantes para serem exibidas no painel sem precisar acioná-lo completamente. Em outras palavras: você não precisa apertar no botão de bloqueio e desbloqueio na lateral só para ver a hora – basta olhar para o display.

Este recurso é bem antigo, e eu sinceramente não entendo como a Apple não implementou isso antes. Claro, é bem melhor usá-lo em telas OLED do que em painéis LCD. Mas algumas fabricantes, como a Motorola, já usavam o recurso em celulares de entrada. É o caso do Moto G8 Play, que foi lançado em 2019 por R$ 1.099.

A Samsung também oferece esse recurso há tempos. E eu me lembro muito bem de 2018, quando deixei meu antigo iPhone 5S de lado após comprar um Galaxy A8 e me surpreendi com a função. Afinal, eu não precisava acionar a tela toda vez que eu queria saber as horas, ver se recebi uma mensagem nova e afins. 

Claro, isto não invalida o incremento; a atualização é muito bem-vinda e importante. Todavia, a Apple deveria liberar o recurso em todos em celulares antigos através de uma atualização de software. Pelo menos nos modelos com tela OLED, incluindo as edições convencionais e Mini do iPhone 12 e 13. 

Com informações:  Power On (Bloomberg)  e  The Verge

iPhone 14 Pro pode ganhar always-on display como em celulares Android

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!