Google Maps ganha novo recurso
Unsplash
Google Maps ganha novo recurso

Você está indo para algum lugar e quer saber se lá tem ar fresco ou não? O Google pode te ajudar nesta missão: o aplicativo do Google Maps para celulares Android e iPhone (iOS) começou a mostrar a qualidade do ar no próprio mapa nesta quarta-feira (8). O problema é que o recurso ainda está limitado a algumas regiões.

A ferramenta aparece como uma nova camada de mapa. Ao abrir as definições de exibição, é possível acionar a opção "Qualidade do ar". O botão fica posicionado entre as teclas para habilitar os dados relacionados à Covid-19 e a incêndios. 

Após ativá-lo, o mapa passará a apresentar pontinhos coloridos para mostrar se o índice está bom ou não. Os indicadores alternam entre as cores verde (bom), amarelo (razoável), vermelho (ruim) e violeta (muito ruim). Também é possível ver o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) sem ter que sair do mapa do Google.

O app ainda mostra detalhes sobre a análise. Ao apertar no indicador, o usuário tem acesso tanto ao índice numérico quanto à consideração se o ar está bom ou não: "A qualidade do ar é satisfatória e a poluição do ar apresenta pouco ou nenhum risco", informa o app para um sensor disponível em São Francisco, nos Estados Unidos. Por enquanto, o recurso ainda não chegou ao Brasil.

Mas de onde vêm esses dados do Google Maps?

Em uma página de suporte, o Google informou que os dados são fornecidos por parceiros. No caso de informações de estações de monitoramento governamentais, a companhia mantém os índices como estão. Mas se os números partem de outras fontes, o tratamento difere.

"Quando o parceiro não é uma estação de monitoramento oficial do governo, fazemos as medições do sensor e calculamos uma média ponderada usando o algoritmo NowCast", explicaram. "Em seguida, aplicamos o fator de correção da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA)".

A companhia ainda ressalta que os dados do Google Maps podem ser influenciados por diversos fatores. Entre eles, estão as nuvens de fumaça, terreno, velocidade e direção do vento. Outras fontes que emitem poluição por partículas finas também podem afetar os resultados. 

O documento alerta que "as concentrações de poluentes podem ser inconsistentes em distâncias curtas e fazer com que as leituras da qualidade do ar variem entre os locais". Também há a questão de que outros poluentes que não estão incluídos no mapa também podem afetar os indicadores. Ainda assim, a ferramenta já dá uma boa pista sobre o ambiente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!