Relembre os melhores jogos do Homem-Aranha
Reprodução
Relembre os melhores jogos do Homem-Aranha

O Homem-Aranha é um dos heróis mais populares da Marvel e está ligado ao mundo dos games desde 1982 quando teve seu primeiro título lançado para o Atari 2600. Nestes 40 anos, o Amigão da Vizinhança recebeu muitos jogos para diversas plataformas. Para te ajudar na hora de escolher um game ou simplesmente trazer recordações de bons momentos, separamos uma lista com os 10 melhores jogos do Homem-Aranha lançados para consoles e PC.

10. Spider-Man: Edge of Time (2011) 

Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii, NDS e 3DS

Spider-Man: Edge of Time é a sequência do marcante Spider-Man Shattered Dimensions. O game simplificou sua estrutura ao focar apenas em dois personagens: Homem-Aranha e Homem-Aranha 2099. A trama segue os moldes do anterior, exigindo a cooperação dos heróis entre diferentes dimensões para conseguirem salvar o dia.

O apesar de não ser tão original como o predecessor, os combates são rápidos e funcionam de forma satisfatória, enquanto a história criada por Peter David, roteirista original de HQs do Homem-Aranha e do Homem-Aranha 2099 é interessante e ajuda a manter o jogador focado na campanha.

9. Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (1994) 

Plataformas: Super Nintendo e Mega Drive

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage aproveitou para colocar nos games, um dos arcos super populares dos quadrinhos nos anos de 1990: o momento em que Homem-Aranha e Venom se uniram para enfrentar o Carnificina pela primeira vez.

O game é um beat'em up que coloca o jogador na pele dos personagens que devem derrubar a criminalidade de Nova Iorque na base do soco (e das teias), no melhor estilo Final Fight, até enfrentar vilões importantes nos finais de fase. O visual era bem colorido, semelhante aos quadrinhos, a jogabilidade simples apresentava uma boa variedade golpes e fazia com que fosse fácil agradar a um público amplo.

8. Spider-Man: Web of Shadows (2008) 

Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii e PC

Spider-Man: Web of Shadows apresenta um mundo aberto com muitas atividades e assume uma trama mais séria, no momento em que simbionte de Eddie Brock resolve agir por conta própria e desenvolve um plano que resulta em uma invasão de simbiontes que dominam o corpo dos habitantes de Nova Iorque. 

A situação caótica obriga heróis e vilões a cooperarem, garantindo muitas participações especiais como Luke Cage, Cavaleiro da Lua e Wolverine. Inclusive, o jogo tem uma versão do Wolverine dominado por um simbionte.

Os combates são rápidos e a possibilidade de alternar entre traje normal do Aranha e o traje escuro com poderes de simbionte garantem variedade de movimentos nas lutas. Além disso, as combinações de golpes normais com acrobacias utilizando as teias tornam a experiência divertida. Quem tinha um nível de habilidade razoável conseguia acabar com grandes grupos de inimigos utilizando combos aéreos sem tocar no solo.

7. Spider-Man 2: Enter the Electro (2001)

Plataforma: Playstation

Spider-Man 2: Enter the Electro lapidou a fórmula de sucesso do primeiro game e implementou novos elementos na jogabilidade como o sistema de "trava de mira" para aumentar a precisão de disparos e um movimento que permitia arremessar objetos ou desarmar inimigos usando teias.

O jogo passou por adiamentos em seu lançamento, devido ao atentado contra as torres do World Trade Center em 2001. A última fase do jogo se passaria justamente nas torres, mas a produção do game já havia sido finalizada quando o incidente ocorreu. Com esse problemão, a Vicarious Visions precisou retornar ao projeto e substituir o World Trade Center por prédios genéricos. 

6. Spider-Man 2 (2004)

Plataformas: PS2, Xbox e GameCube

Não confunda com o título anterior, já que este Spider-Man 2 é baseado no segundo filme protagonizado pelo ator Tobey Maguire. O jogo tinha um mundo aberto com muitas atividades, visual agradável para a época e, apesar de ser baseado no filme, ainda contava com uma subtrama envolvendo a Gata Negra. Entretanto, o destaque do título era sua mecânica de web swing. 

Era necessário que suas teias se fixassem em algo para que o herói se transportasse pelos cenários e isso fez muito bem ao jogo. O sistema de saltos e disparos baseados no tempo de pressão feito nos botões passavam a sensação de ser o Homem-Aranha do cinema, tornando a experiência muito recompensadora. Parece meio bobo mencionar isso hoje em dia, mas em 2004 essas mecânicas foram uma grande inovação.

5. Spider-Man (2000)

Plataforma: Playstation

Se você está na casa dos 30 anos, provavelmente deve ter jogado Spider-Man no primeiro Playstation. O título produzido pela Neversoft, mesmo estúdio de Tony Hawk's Pro Skater foi marcante por colocar o Homem-Aranha em um mundo 3D com dimensões muito maiores e um nível de liberdade que não havia sido visto nas gerações anteriores.

As cutscenes e diálogos cheios do humor característico do personagem eram um destaque que ajudava a reconhecer a personalidade do herói. Esses fatores ligados ao sistema de combate competente, enorme quantidade de conteúdo extra e a presença de vilões icônicos como Venom, Carnificina e Doutor Octopus fizeram do jogo um sucesso. 

O confronto final era tenso e memorável, afinal não é todo dia que vemos a união do simbionte do Carnificina com o Doutor Octopus. Sério, não tem como esquecer disto!

4. Ultimate Spider-Man (2005) 

Plataforma: PS2, Xbox, GameCube e PC

Ultimate Spider-Man foi baseado nas histórias do universo Ultimate, que embora tivesse Peter Parker como Homem-Aranha, apresentava versões diferentes de personagens do universo tradicional, conhecido como Universo 616.

Por se tratar de um universo alternativo, a Treyarch aproveitou para fugir do realismo ao usar um visual em cel shading, tornando o game quase uma HQ interativa. 

Para ficar melhor, era possível jogar com o Venom, que apesar de mais forte e usar habilidades distintas, precisava se alimentar durante as fases para não ficar fraco. Isso gerava uma dinâmica de urgência que tornava as partidas feitas com o anti-herói diferentes daquelas feitas com o Homem-Aranha.

Esse jogo me lembra como a Treyarch era criativa e como seria interessante ver o estúdio produzindo algo além da série Call of Duty.

3. Spider-Man: Shattered Dimensions (2010)

Plataformas: PC, PS3 e Xbox 360

Spider-Man: Shattered Dimensions pode não ser o melhor da lista, mas tem uma grande importância para o herói. O game produzido pelo estúdio Beenox e lançado em 2010, colocou quatro versões diferentes do Cabeça-de-Teia para salvarem o mundo enquanto interagem por dimensões diferentes.

Controlamos Homem-Aranha, Homem-Aranha Ultimate (ainda com o simbionte), Homem-Aranha Noir e Homem-Aranha 2099 em uma trama que exige a cooperação dos heróis através dos universos. Além disso, cada herói conta com uma jogabilidade única. Por exemplo, o Homem-Aranha Noir tem sua jogabilidade focada em furtividade ao aproveitar os ambientes escuros do seu mundo, enquanto o Homem-Aranha 2099 utiliza aparatos super tecnológicos. 

Os combates lembram o estilo freeflow da série Batman Arkham e o uso do cel shading foi uma escolha acertada, pois o título segue agradável aos olhos mesmo após mais de uma década de seu lançamento.

Uma curiosidade: o roteirista Dan Slott foi tão influenciado pela narrativa do game que em 2014 desenvolveu a saga do "Aranhaverso" nos quadrinhos, que por sua vez, acabou adaptada na excelente animação lançada nos cinemas em 2018.

2. Marvel’s Spider-Man (2018) 

Plataformas: PS4 e PS5

O Homem-Aranha recebeu bons títulos enquanto a Activision contava com os direitos de utilização do personagem nos games, porém Marvel’s Spider-Man, produzido pela Insomniac Games, colocou os jogos em outro nível.

A representação de uma bela e enorme versão de Nova Iorque, em conjunto com animações muito bem desenvolvidas fazem você se sentir Peter Parker enquanto joga teias, se movimenta pela cidade e encara criminosos.

A história funciona bem, os personagens são carismáticos, os combates são ágeis, cheios de efeitos e contam com boa variedade de combos para não ficarem repetitivos.

O jogo foi sucesso de público e crítica, contudo, há algumas sessões que diminuem o ritmo e estendem a aventura um pouco mais do que deveriam, podendo gerar em alguns jogadores aquela sensação de cansaço, um mal de muitos jogos de mundo aberto. Apenas por essa razão, Marvel's Spider-Man não ficou no topo da lista mas, sem ele, nós não teríamos o primeiro lugar.

1. Spider-Man: Miles Morales (2020) 

Plataformas: PS5 e PS4

Spider-Man: Miles Morales seria uma expansão de Marvel’s Spider-Man, mas acabou se tornando um game solo e também um dos primeiros games de PS5 a serem anunciados. Apesar de compartilhem o mesmo DNA, é possível notar como a Insomniac procurou corrigir alguns problemas do título de 2018.

Mesmo com duração menor, o estúdio criou um roteiro ágil, tornando Miles um personagem cativante. Sua jogabilidade apesar de parecida com o game de 2018, aproveita para explorar as habilidades únicas de Miles, como a utilização de descargas elétricas e a possibilidade de ficar invisível, fazendo com que o game tenha sua própria maneira de apresentar desafios.

Esses fatores somados ao corte de algumas missões repetitivas, tornam Spider-Man: Miles Morales um game mais enxuto, que utiliza melhor o tempo para levar o jogador ao que interessa e terminar em seu ápice. Por isso, Spider-Man: Miles Morales fica em primeiro lugar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!