Photoshop terá versão gratutia
Unsplash/Szabo Viktor
Photoshop terá versão gratutia

A versão para navegadores web do Photoshop se tornará gratuita para todos os usuários, em breve. A Adobe tem planos de transformar o aplicativo em um software freemium — ou seja, grátis para acessar ferramentas básicas, mas com alguns recursos trancados. A ideia é apresentar as capacidades do app a mais pessoas, atraindo assim mais usuários pagantes, no futuro.

Em um primeiro momento, a Adobe começou a testar a versão freemium do Photoshop com exclusividade no Canadá, só que sem ferramentas pagas. Por lá, usuários conseguem acessar o aplicativo, assim como todas as funções disponíveis, a partir de qualquer navegador web, utilizando suas contas da Adobe.

Segundo a empresa, alguns recursos do Photoshop para web serão trancados aos poucos e poderão ser utilizados somente por pessoas que comprarem as respectivas licenças. Contudo, as ferramentas consideradas essenciais pela Adobe irão continuar livres no plano gratuito.

A Adobe não especificou quais são as funções essenciais. Porém, é provável que ferramentas básicas de edição, filtros simples e controle de camadas estejam presentes no pacote sem custo do aplicativo.

A ideia da Adobe é utilizar a versão web do Photoshop para tornar o aplicativo mais acessível. Assim, um número maior de pessoas pode se interessar em pagar pela edição completa, ou até mesmo pelo pacote inteiro de softwares da Adobe.

Vale lembrar que a empresa adotou a mesma estratégia em seus aplicativos para celulares, como Fresco e Express. A versão para navegadores do Photoshop é bastante útil, porque permite fazer edições rápidas em imagens, mesmo em computadores com hardware limitado, como notebooks básicos para estudantes e Chromebooks.

Ainda não há previsão de lançamento global para a versão freemium do Photoshop para navegadores. Por enquanto, somente assinantes do Creative Cloud podem acessar o aplicativo pela web.

Photoshop para web foi lançado em outubro de 2021

Lançado em outubro de 2021, o Photoshop para web é uma versão mais simples do aplicativo de edição de fotos da Adobe. Ele permite fazer modificações básicas em imagens, como cortar áreas, redimensionar objetos, usar pincéis, borrachas e latas de tinta, e corrigir imperfeições pequenas, como marcas na pele.

Apesar de não ter todos os recursos do app nativo, a versão web do Photoshop ainda funciona muito bem como uma ferramenta de colaboração e ajustes rápidos. Com o passar do tempo, a Adobe inclui novas funções no app para navegadores, o deixando cada vez mais completo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!