Alexa consegue imitar a voz de parentes falecidos
Ricardo Syozi
Alexa consegue imitar a voz de parentes falecidos

Por mais estranho que isso possa parecer, a Amazon apresentou um recurso que faz com que a sua assistente virtual imite vozes de pessoas que já faleceram. A demonstração dessa função foi feita por Rohit Prasad, cientista-chefe para Alexa IA da empresa. Ela ocorreu durante a conferência anual MARS e deixou muitas pessoas com a cabeça coçando.

Mesmo que a IA não pode eliminar a dor de perda, ela pode definitivamente fazer suas memórias durarem.

Rohit Prasad

Com essas palavras, o cientista-chefe da companhia deu início a uma demonstração que pode até parecer surreal. O vídeo mostra um garotinho pedindo para a Alexa ler o livro "O Mágico de Oz" na voz de sua falecida avó. Algo que a IA consegue fazer com grande facilidade.

A exibição do material dura pouco tempo, mas consegue atiçar a curiosidade e vários outros sentimentos por parte de qualquer espectador. Assim, Rohit Prasad ressalta que ter atributos humanos na Alexa e em outras inteligências artificiais é importante, ainda mais em épocas de pandemia, pois muitos perderam alguém que amam.


Segundo a apresentação, os sistemas da IA conseguem aprender a imitar a voz de um indivíduo com apenas um minuto de áudio gravado. Ou seja, não seria nada complicado para uma pessoa fazer diferentes usos para uma mensagem de voz, seja de alguém falecido ou não.

Por outro lado, a Amazon não confirmou em momento algum se essa função será disponibilizada para os usuários. Pode ser algo focado em testes ou para ser usado em outras ferramentas da Alexa, por exemplo. Nesse caso, vamos precisar aguardar por novidades.

Se você se sentiu desconfortável com a ideia de usar a sua assistente virtual para ouvir a voz de algum parente que faleceu, não se preocupe. Este é um sentimento compreensível, assim como qualquer outro relacionado a essa informação.

Porém, esse tipo de recurso é algo muito mais comum do que parece. Indústrias como a de videogames e do cinema fazem uso do chamado "audio deepfakes" há bastante tempo.

No geral, podemos resumir isso como o ato de gerar uma voz sintética através de uma IA.

Dessa forma, diversos aplicativos como o Resemble, o ReSpeecher e o iSpeech, conseguem clonar vozes de qualquer pessoa em minutos de gravação. A utilidade disso é variada, mas comumente é usada para ficção e brincadeiras nas mãos de usuários comuns.

A grande diferença é que a Amazon tem grande popularidade, o que a faz ditar as regras no quesito tecnologia.

Com informações: AWS Events .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!