Confira como funciona o NGL
Reprodução
Confira como funciona o NGL

A brincadeira de enviar mensagens anônimas pelos stories do Instagram viralizou na rede social, mas é comum que alguns usuários ainda fiquem em dúvida sobre o que é o NGL – sigla que aparece no link colado –, como funciona essa caixa de perguntas e o quão anônima é, de fato, essa interação.

Lançado em novembro de 2021 no estado da Califórnia, o NGL é uma plataforma interativa que permite que usuários enviam mensagens de maneira anônima para uma pessoa. Apesar de não ser uma ferramenta oficial do Instagram, o aplicativo foi criado para ser usado junto à rede social, permitindo assim que um perfil, após vincular sua conta ao recurso, possa receber mensagens anônimas de qualquer um de seus seguidores.

Disponível gratuitamente para iOS e Android, mas contando com compras dentro do app, ele é a abreviação de Not Gonna Lie (não vou mentir, em tradução livre) e tem como proposta criar uma interação saudável entre alguém que deseja enviar um elogio, fazer uma declaração ou realizar uma pergunta para outra pessoa, sem ser identificado.

Como funciona o app NGL?

Ao baixar o aplicativo do NGL em seu dispositivo Android ou iOS, o usuário cria uma conta, vinculando o @ do seu Instagram. Em seguida, a plataforma gera um link exclusivo, que ele deve compartilhar em seu Story – e que pode ter a frase "send me anonymous message" (me envie uma mensagem anônima, em tradução livre) trocada para qualquer outro tipo de interação, como "fale o que você acha de mim" ou "me envie uma pergunta".

Feito isso, os seguidores do perfil poderão clicar no link e enviar suas dúvidas ou declarações, que irão aparecer de forma anônima para o usuário no aplicativo do NGL, em uma aba chamada Inbox.

Nessa área, em que apenas o próprio perfil tem acesso, o usuário poderá visualizar e responder às mensagens. E, se quiser, compartilhá-las de volta no Stories do Instagram, para que seus seguidores também vejam os envios e as dúvidas respondidas.

Posso descobrir quem me enviou uma mensagem pelo NGL?

Oficialmente, não, mas há algumas brechas. Apesar de ser um app gratuito, o NGL possui alguns níveis de assinatura (em um teste de contratação, o plano oferecido para mim foi de R$ 48,90/semana), em que o usuário recebe dicas de quem enviou as mensagens. Apesar de não revelar diretamente quem é o perfil, ele informa dados como tipo de dispositivo usado pela pessoa e localização aproximada do aparelho.

O NGL é seguro?

Ao criar um perfil no NGL, o usuário precisa utilizar sua @ do Instagram, que fica vinculada à conta da plataforma. Isso quer dizer que, nesse processo, alguns dados da sua rede social são compartilhados com o aplicativo.

Segundo o NGL, esses dados dizem respeito apenas a IDs de usuários (seu número de identificação no Instagram), mas o app também pode compartilhar com outras empresas ou organizações informações como identificadores de dispositivo.

Diante disso, cabe ao usuário escolher se sente confortável em fornecer esse material ao aplicativo. De qualquer forma, caso já tenha vinculado a conta e se arrependido, o aplicativo diz ser possível solicitar a exclusão dos dados.

Já em relação ao uso do próprio app, é importante ressaltar que o NGL afirma que todas as mensagens enviadas à plataforma são moderadas por uma inteligência artificial, de modo que eles conseguem filtrar e barrar textos que contenham linguagem prejudicial e bullying.

É possível fazer denúncias no app?

Sim! Mesmo que uma mensagem passe pela moderação e chegue até o usuário, o perfil pode realizar uma denúncia, bloquear o remetente e até enviar um e-mail para a equipe de segurança do app em busca de ajuda adicional.

Existem outros apps parecidos com o NGL?

Plataformas interativas que permitem o envio de mensagens anônimas não são novidade na internet. Redes como o Formspring, Ask.fm e Curious Cat são exemplos de sites e aplicativos que ficaram famosos com essa proposta, deixando que os usuários se identificassem, ou não, ao enviarem uma pergunta para um perfil.

A proposta do NGL, no entanto, é um pouco diferente dessas outras plataformas, já que o app sozinho não funciona como uma rede social, estando 100% atrelado ao Instagram e funcionando quase como uma ferramenta adicional do app.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!