Tutorial ensina a deixar as fotos mais impactantes

Existem diversas formas de melhorar um retrato. Nesse tutorial usaremos métodos simples para deixar imagens suaves mais impactantes. Tudo o que você precisa é de uma foto bem tirada e o bom e velho Photoshop.

Usaremos recursos como os modos de blend, criaremos uma camada de ruído (noise) e aplicaremos alguns filtros para dar mais nitidez e fazer a imagem saltar do papel.

O antes e depois do tutorial
Reprodução
O antes e depois do tutorial

Você pode usar essas técnicas em qualquer imagem, então preste muita atenção e procure dominar os efeitos que serão apresentados.

Se quiser editar a imagem usada neste tutorial, baixe o arquivo original neste link

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Smart objects, modos de blend, filtro unsharp mask, filtro gaussian blur, ferramentas de ajustes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Camada de ruído
Ajustes de cor

1. Abra e duplique

Abra a imagem escolhida, ela de estar em RGB. Alguns ajustes podem variar dependendo da sua imagem. Tecle Cmd/Ctrl+J para duplicá-la.

2. Smart objects

Clique com o botão direito na camada duplicada e, no menu, selecione Convert to Smart Object. Assim podemos aplicar os filtros de forma não destrutiva.

Passo 3
Reprodução
Passo 3
3. Luz e sombra

Vá a menu Image > Adjustments > Shadows/Highlights. O objetivo aqui é realçar os detalhes nas sombras então, na caixa de dialogo, coloque o slider de Highlights em 0% e aumente o de Shadows.

4. Nitidez

Nós não vamos realmente aplicar o filtro Unsharp Mask (menu Filter > Sharpen) à imagem, precisamos de baixo threshold e alto radius para o efeito apropriado, então ajustamos o amount até criar um brilho no objeto da imagem. Clique na checkbox preview para acompanhar o andamento dos ajustes.

5. P & B

Coloque uma camada de ajuste Black & White sobre a camada duplicada. A imagem ficará monocromática. Deixe os ajustes padrão por enquanto. Use o blend overlay para devolver a cor à fotografia.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. 50% cinza

Crie uma nova camada acima de todas, preencha-a com 50% cinza (menu Edit > Fill) e use o blend overlay. Nessa camada adicionaremos ruído.

7. Começando pela luminosidade

Na caixa de diálogo das curvas selecione Lightness no menu de cortina Channel e comece o ajuste da curva. Como a imagem tem uma boa exposição, vamos apenas realçar o contraste entre as sombras e as regiões de brilho.

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.