Nesta etapa, ajustaremos o ruido da camada Black & White

Já preparamos boa parte do processo, alguns efeitos já começaram a tomar forma, mas alguns ainda estão inacabados, como, por exemplo, a camada de ruído e o ajuste da camada Black & White. Nessa parte vamos terminar o que começamos e fazer a magia acontecer.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial
Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Smart objects, modos de blend, filtro unsharp mask, filtro gaussian blur, ferramentas de ajustes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Camada de ruído
Ajustes de cor

1. Criando ruído

Selecione a camada cinza que está acima de todas, vá a menu Filter > Noise > Add Noise. Selecione as opções Gaussian e Monocromatic e ajuste o deslizante de Amount até conseguir uma quantidade razoável de ruído. Cuidado para não exagerar.

2. Granulando

Como o ruído que acabamos de criar fica muito duro, vá a menu Filter > Blur > Gaussian Blur e use um radius baixo, o suficiente para transformar o ruído em grão.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial
3. Ajustando a granulação

Com o controle de opacidade ajuste a quantidade da granulação. Isso depende da sua imagem, então experimente. Imagens suaves precisarão de mais, imagens mais fortes podem usar menos.

4. Ajustando o P&B

Vamos ajustar a camada de Black & White que criamos. Experimente os ajustes pré-existentes e veja se algum combina com a imagem. Pode ser que você tenha de ajustar os sliders para controlar melhor o efeito.

5. Grão nos lugares certos

Crie uma máscara na camada de grão (a cinza acima de todas) e com um pincel macio de opacidade reduzida remova os grãos do fundo, assim criamos um ponto de atenção na figura principal da imagem.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial
6. Toques finais

O efeito está pronto, mas você pode querer dar mais alguns toques na imagem para deixá-la perfeita. Uma dica é ajustar os Levels da camada de grão para adequar o contraste geral da imagem.

Volte para a parte 1

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.