Empresa aposta na nuvem e em compatibilidade entre plataformas para facilitar vida dos usuários de smartphones, tablets e TVs

Nova versão da SmartTV, da Samsung, funciona interconectada com a nuvem e outros dispositivos da marca
Divulgação
Nova versão da SmartTV, da Samsung, funciona interconectada com a nuvem e outros dispositivos da marca
As novas TVs da Samsung, que serão apresentados nesta terça-feira (10/01) durante a Consumer Electronics Show (CES) 2012, feira de tecnologia realizada em Las Vegas (EUA), possuem nova tecnologia que permite acessar conteúdo e interagir com outros dispositivos, sejam eles smartphones ou tablets. Além de conectar o usuário com a internet, a nova versão da plataforma SmartTV, terá a missão de interconectar todos os aparelhos. “A conectividade entre dispositivos e com a nuvem é a nova fronteira”, disse Tim Baxter, CEO da Samsung Americas, em evento para a imprensa nesta segunda (9).

Na prática, o novo sistema das TVs conectadas da Samsung permitirá que o usuário acesse, sem fazer nada, as fotos que tirou com seu smartphone da linha Galaxy – previamente copiado para a nuvem da Samsung. “O usuário poderá acessar as fotos da SmartTV da casa dos avós a partir da internet”, disse Baxter. A tecnologia também beneficiará os usuários que assinarem serviços, como TV sob demanda, e comprarem aplicativos. “Compre em um dispositivo, mas assista em todos”, explicou Baxter, no evento.

Mais sobre CES 2012:

TVs evoluem e agora podem “ver e ouvir” espectadores

Samsung diz que vai superar Nokia em 2012
Samsung lança novo série 9 e primeiros ultrabooks

O novo recurso é similar ao já oferecido pela Apple, o iCloud, que também cria cópias de fotos, aplicativos e outros arquivos armazenados, de modo que o usuário os acesse a partir de qualquer um deles. No caso das músicas, no entanto, a Apple oferece o serviço iTunes Match, que cria uma cópia na nuvem de todas as músicas que o usuário possui, mediante a uma assinatura anual. Ainda não está claro se a Samsung pretende cobrar uma assinatura para sincronizar os conteúdos do usuário com a nuvem.

Além da sincronização com a nuvem, a nova plataforma de TV conectada da Samsung permitirá interagir com o conteúdo que está sendo assistido na TV. O espectador poderá acessar conteúdo exclusivo sobre o filme por meio do smartphone ou tablet ao mesmo tempo em que assiste o filme. No caso dos games, que agora começam a vir embarcados na plataforma, o usuário poderá adotar o smartphone ou tablet como controle.

Segundo a Samsung, no final de janeiro de 2012 a empresa comemorará 20 milhões de TVs conectadas vendidas em todo o mundo. Em dois anos desde o lançamento, o número de empresas que desenvolvem aplicativos e conteúdos em parceria com a Samsung aumentou de 500 para 25 mil. Com isso, os planos é adicionar a plataforma SmartTV em 60% da linha de TVs lançadas em 2012. “Todas as TVs conectadas da linha de 2010 e 2011 receberão atualização”, prometeu Baxter.

Angry Birds chega às TVs conectadas

A Samsung aproveitou o evento pré-CES 2012 para anunciar uma parceria com a Rovio, empresa desenvolvedora do game Angry Birds. A partir de agora, donos de TVs conectadas com a nova versão da SmartTV da Samsung poderão jogar Angry Birds por meio da TV, de graça. As duas empresas também anunciaram um canal de desenhos animados exclusivo do Angry Birds.

A nova plataforma também oferece novos conteúdos, como aplicativos para acessar o conteúdo de fotos e vídeos da família por meio da TV; um gerenciador de saúde, que sugerirá atividades físicas e terá uma biblioteca com vídeos para fazer exercícios em casa; e um aplicativo para crianças, com atividades e vídeos de entretenimento. A nova plataforma também ganhou um recurso para criar diferentes perfis para cada integrante da família, como forma de personalizar a experiência.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.