Saiba como funciona o serviço disponível para iPhone e Android, comprado hoje pelo Facebook

O Instagram, aplicativo que permite adicionar filtros às fotos tiradas com o smartphone e compartilhá-las com amigos por meio da web, já possui mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo, mas o número deve aumentar graças à venda do Instagram para o Facebook , anunciada hoje (9). Ele funciona como uma rede social para fotos, onde os usuários podem acompanhar e "curtir" as fotos compartilhadas pelos amigos.

Instagram para Android permite adicionar filtros às fotos e compartilhá-las com amigos
Reprodução
Instagram para Android permite adicionar filtros às fotos e compartilhá-las com amigos
LEIA TAMBÉM:
Conheça Mike Krieger, o brasileiro participou da criação do Instagram

O serviço, criado pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kevin Systron, começou a ser desenvolvido em maio de 2010. Desde o início, o serviço foi pensado para ser utilizado por meio de smartphones e tablets, então o Instagram não possui versão para web.

Apenas os usuários do iPhone, iPad, iPod Touch e, recentemente, dispositivos móveis com sistema operacional Android podem usar o aplicativo. A exclusividade do serviço o tornou ainda mais desejado.

Como funciona

Após instalar o aplicativo, o usuário precisa cadastrar uma conta, similar ao Twitter, por meio da qual poderá publicar imagens usando o Instagram.

O botão central da barra de ferramentas do aplicativo, chamado "Compartilhar", permite tirar uma foto usando a câmera fotográfica do smartphone ou selecionar uma foto já existente no álbum de fotos. As pessoas podem adicionar 16 filtros às fotos, que podem modificar as cores, luz e outros elementos da foto.

O uso do aplicativo é simples e, após adicionar o filtro à imagem, basta escrever uma legenda, decidir se a geolocalização do usuário pode ser atrelada à foto e escolher em quais redes sociais, além da rede de amigos do próprio Instagram, ela será compartilhada. Até o momento, é possível enviar fotos customizadas no Instagram por e-mail, Twitter, Facebook, Flickr, Tumblr, Foursquare e Posterous.

Instagram tem área que reúne fotos mais populares
Reprodução
Instagram tem área que reúne fotos mais populares
Por meio do aplicativo, o usuário também pode acompanhar as fotos publicadas pelos amigos, por meio da aba "Feed". Por meio desta aba, é possível "curtir" as fotos dos amigos.

As fotos mais populares passam a aparecer na aba "Popular", que mostra um mosaico das fotos mais "curtidas" no momento. Na aba "Novidades", o internauta pode acompanhar as atividades de seus amigos no Instagram, como ver as fotos que eles "curtiram" e quais pessoas eles passaram a seguir.

Assim como em outras redes sociais, o usuário pode criar um perfil com foto e algumas informações pessoais.

Por meio deste perfil, outras pessoas que usam o Instagram poderão ver as fotos já publicadas, além de sua foto oficial e as últimas fotos curtidas.

Por meio das configurações de privacidade, o internauta pode restringir quais amigos podem seguir suas fotos do Instagram.

    Leia tudo sobre: instagram aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.