O sistema avalia 17 pontos diferentes no rosto do condutor para determinar se ele está com sono

Sistema avalia se o motorista está com condições de dirigir
Divulgação
Sistema avalia se o motorista está com condições de dirigir
Por Fernanda Morales

Fazer uma longa viagem de carro pode ser muito exaustivo e ainda mais se o motorista estiver sozinho, podendo resultar em casos de acidentes de trânsito porque o motorista dormiu ao volante. Pensando em tornar as estradas e ruas mais seguras, a japonesa Denso acaba de lançar um novo sistema de monitoramento de motoristas sonolentos, o Drowiness Detection System.

Muitos modelos de carros possuem elementos que detectam que o motorista está sonolento e emitem alertas indicando que o motorista pare o carro em local seguro e descanse. Mas a maioria desses sistemas utiliza fatores externos como os desvios que o veículo faz para determinar se o condutor está com sono.

O sistema da Denso por sua vez utiliza ferramentas que analisam 17 pontos diferentes no rosto do motorista para determinar que ele se encontra em estado de sonolência, utilizando uma câmera montada na coluna de direção do veículo.

O Drowiness ainda utiliza um software personalizado para avaliar em uma escala de um a seis qual o nível de sonolência do motorista e dependendo dessa escala, o sistema irá alertar ao condutor de tempos em tempos que ele apresenta indícios de sonolência e poderá vir a cochilar ao volante.

Segundo o Tech On , a Denso ainda não decidiu quando disponibilizará seu sistema no mercado, então, por enquanto, a melhor opção é pegar a estrada só depois de uma boa noite de sono.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.