Lojas de aplicativos do iPhone, Android e outras plataformas recebem, juntas, 15 mil novos aplicativos por semana

O mercado de conteúdo para smartphones, como iPhone, aparelhos com Android e Windows Phone, já superou a marca de 1 milhão de aplicativos desenvolvidos, de acordo com estudo da consultoria Mobilewalla. De acordo com informações da consultoria publicadas no jornal The New York Times , os desenvolvedores lançam cerca de 15 mil aplicativos por semana em lojas de aplicativos de diversas plataformas, enquanto o mercado de livros avança com 250 lançamentos no mesmo período.

LEIA TAMBÉM:
Apple divulga lista de melhores aplicativos de 2011
10 aplicativos úteis para Android
Como ganhar dinheiro com aplicativos para iPhone e Android

iPhone é plataforma preferida dos desenvolvedores, segundo pesquisa
Getty Images
iPhone é plataforma preferida dos desenvolvedores, segundo pesquisa
De acordo com a Mobillewalla, nas duas semanas antes de o mercado alcançar a marca de 1 milhão de aplicativos para smartphones, os desenvolvedores lançaram, em média, 543 aplicativos para dispositivos com Android e 745 aplicativos para o iPhone, iPod Touch e iPad. O total de aplicativos lançados no período para iPhone, Android, BlackBerry e Windows Phone, chegou a 20,7 mil.

A empresa monitora o mercado de aplicativos móveis desde 2009. De acordo com os dados da empresa, a marca de 100 mil aplicativos foi ultrapassada em dezembro de 2009. Seis meses depois, o total de aplicativos chegou a 750 mil, de acordo com a consultoria. Os desenvolvedores levaram apenas cinco meses para saltar de 750 mil aplicativos para 1 milhão.

Segundo Anindya Datta, fundador da Mobilewalla, cerca de 80% dos desenvolvedores criam até 10 aplicativos e este é o fator mais importante para o crescimento rápido do mercado de aplicativos. "Qualquer um com uma boa ideia pode desenvolver um aplicativo", disse ele ao jornal. A consultoria conta todas as versões de aplicativos (criadas para diferentes plataformas) para fazer o estudo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.