A tela touchscreen do DrawBraille foi modificada para responder aos comandos do usuário com deficiência visual

Por Fernanda Morales

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual enfrentam diversos problemas no seu dia a dia para interagir com o mundo e principalmente, com os aparelhos móveis. Pensando nisso, o designer Shikun Sun desenvolveu um conceito de smartphone em Braille para ajudar os deficientes visuais a utilizarem seus celulares com mais facilidade, o DrawBraille .

Somente um conceito, DrawBraille é projetado para ajudar pessoas com deficiência visual
Geeky Gadgets
Somente um conceito, DrawBraille é projetado para ajudar pessoas com deficiência visual

De acordo com o Geeky Gadgets , o DrawBraille foi desenvolvido totalmente com a linguagem Braille em mente. Até a tela touchscreen do aparelho foi modificada: não há nada visual ali, apenas tátil, permitindo que as pessoas que utilizam o sistema Braille possam se comunicar e operar o aparelho.

O smartphone utiliza caminhos de rastreamento que ajudam os usuários a iniciarem funções e usarem os programas. E o mais interessante é que além do aparelho, toda a interface do usuário e o sistema operacional utilizam o sistema Braille . Obviamente, todos os aplicativos existentes teriam que ser reescritos (ou novos aplicativos serem escritos) para que funcionem no novo sistema.

Segundo o Yanko , o DrawBraille ainda é apenas um conceito, porém, já pode ser considerado um mecanismo capaz de facilitar o uso e a comunicação por pessoas com deficiências visuais. A tecnologia para isso já existe hoje, e mesmo um sistema operacional como o Android – ou até mesmo outra variante de Linux – pode ser facilmente adaptada para tal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.