Máscara do personagem histórico é um dos símbolos do grupo e também do movimento Ocupe Wall Street

Hackers do grupo Anonymous ameaçam atacar sites de grandes corporações neste sábado (05/11). O motivo da escolha da data é que hoje é comemorado, no Reino Unido, o Dia de Guy Fawkes.

LEIA MAIS SOBRE O ANONYMOUS:

Entenda quem são os hackers do Anonymous e do LulzSec
Anonymous derruba site do governo turco
Juiz britânico libera suspeitos de ataques do Anonymous

No dia 5 de novembro de 1605, o revolucionário Guy Fawkes foi preso ao tentar explodir o Parlamento Britânico. Fawkes e seu grupo pretendiam assassinar o Rei James I, mas o plano foi descoberto. Fawkes foi torturado e executado no ano seguinte. Desde então, a data é conhecida no Reino Unido como Dia de Guy Fawkes.

Máscara de Guy Fawkes é um dos símbolos do movimento Ocupe Wall Street
Getty Images
Máscara de Guy Fawkes é um dos símbolos do movimento Ocupe Wall Street
A história de Fawkes ganhou popularidade nos anos 1980 com a série de quadrinhos "V de Vingança", escrita por Alan Moore . Na série, ambientada no futuro, um revolucionário mascarado planeja derrubar um regime totalitário. A máscara do personagem é uma versão estilizada do rosto de Guy Fawkes.

A série de quadrinhos ganhou uma versão para cinema em 2006, produziada pelos irmãos Wachowski, conhecidos pela trilogia Matrix. O filme, estrelado por Natalie Portman e Hugo Weaving, revitalizou a popularidade de Guy Fawkes. A máscara inspirada no ativista é um dos principais símbolos do Anonymous e também do movimento Ocupe Wall Street .

Ataques foram anunciados em outubro

No mês passado, o Anonymous publicou em sua conta no Twitter uma mensagem em que ameaçava atacar sites de grandes corporações. A mensagem dizia "Algumas grandes corporações têm sites tão seguros quanto aqueles dos anos 90. Obrigado por facilitarem nossa vida! Aguardem-nos no dia 5 de novembro".

Havia rumores de que o Facebook seria um dos alvos , mas, em sua conta no Twitter, o Anonymous negou na última sexta-feira (04/11) que fará ataques à rede social. É possível, no entanto, que o Facebook seja alvo de outros grupos de hackers. No caso do Anononymous, um dos alvos pode ser a rede de TV Fox News, ameaçada em um vídeo supostamente publicado pelo grupo no YouTube.

O Anonymous é um grupo de hackers surgido em meados dos anos 2000 no fórum 4chan. O grupo aumentou suas atividades em 2010, atacando sites de grandes empresas e governos. A ação mais famosa do Anonymous foi o ataque à Sony, que tirou a rede de jogos PSN do ar por quase de um mês .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.