Aprenda a escolher computadores e outros equipamentos conforme sua necessidade

Os lançamentos tecnológicos de alta performance com seus infinitos recursos são uma tentação para muita gente. Porém, o preço alto muitas vezes impede a compra. Então, antes de ir às compras, aprenda a diferenciar desejo e necessidade.

Muitas pessoas quase sempre compram produtos com especificações e recursos que vão muito além do necessário. O importante é ter bem definida a finalidade do equipamento. E fique atento com a empolgação de alguns vendedores, pois eles tendem a oferecer tecnologias dispensáveis para o comprador.

Ao mesmo tempo, comprar um dispositivo barato com tecnologia defasada pode ser um mau investimento. Preocupe-se com a potencial longevidade de uso do produto. Não há um período exato, mas um equipamento adquirido hoje tem que funcionar bem nos próximos 2 a 3 anos.

Qual o computador pessoal devo comprar?

Para somente navegar na internet, ver fotos e usar um processador de texto, pense num notebook mais barato em vez de um potente desktop ou notebook. Agora, se for editar vídeos em Full HD (1080p) e jogar jogos modernos, procure por computadores mais robustos. Nestes casos, as especificações que deverão ser observadas são placa gráfica, processador e resolução da tela.

Muitos usuários nunca usam os seguintes leitores: biométrico, Blu-ray ou de cartões de memória. Respectivamente, continuam a digitar uma senha de acesso, raramente assistem filmes no notebook e descarregam por cabo suas fotos das câmeras digitais. Então, caso a diferença de preço seja grande, opte por um micro sem estas tecnologias embutidas.

Os smartphones são todos iguais?

Com a moda do iPhone e dispositivos móveis com Android, muitas pessoas acabam por comprá-los ou trocá-los assim que novas versões são lançadas. Grande parte destes aparelhos vem com GPS, câmeras de alta resolução, Bluetooth, câmera para vídeo conferência e NFC (Near Field Communication). Porém, muitos usuários só usam seus celulares para efetuar ligações, ouvir música e tirar fotos esporádicas. Se este for seu caso, opte por versões de smartphones mais simples e economize um bom dinheiro.

Preciso de uma multifuncional?

Os equipamentos multifuncionais se popularizaram no uso doméstico. Nada melhor do que ter num só dispositivo, impressora, scanner e copiadora. Contudo, verifique a real necessidade dos três recursos. Se perceber que só irá imprimir, não tem lógica pagar a mais por um produto com os outros dois recursos incluídos.

Outro ponto a ser observado é a intensidade de uso. Para quem só imprime a declaração do imposto de renda uma vez ao ano e mensalmente uns três boletos de cobrança, uma impressora de alta velocidade laser é dispensável. Já para quem precisa imprimir fotos de forma fácil com o computador desligado, escolha impressoras que tenham leitores de cartão de memória embutido e venham com pequenas telas de LCD para pré-visualização.

Quanto aos scanners das multifuncionais, se o uso dispensar qualidade profissional, não dê importância para altas resoluções de varredura (DPI). Já a velocidade de varredura, deve ser compatível com a quantidade de páginas ou imagens a serem digitalizadas diariamente.

E os periféricos?

Do que adianta comprar um disco rígido externo de 1 terabyte, se a finalidade for somente fazer o backup de alguns arquivos de texto? Para que comprar um mouse com giroscópio que funciona no ar com o movimento do pulso se ele não irá sair de cima da mesa? E para que adquirir uma webcam 3D de altíssima definição se a velocidade de envio de dados de sua internet não passa de 400Kbps?

Enfim, existem milhares de tipos de periféricos no mercado. Procure pesquisar na internet ou perguntar para uma amigo com maior conhecimento no assunto, qual sua real necessidade e melhor custo x benefício. Não esqueça também de se informar sobre a longevidade de uso. Por exemplo, não adianta comprar um periférico compatível somente com Windows XP e Vista, se os computadores já estão vindo com Windows 8. Mesmo que seu atual micro tenho o Vista instalado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.