QR Code: o que é e como usar

Por Mauricio Coelho , para o iG Tecnologia

Texto

Conheça o padrão usado para mostrar conteúdo em celulares

O processo de identificação de produtos sofreu uma revolução com a invenção do conhecido código de barras. Este reinou praticamente absoluto por muito tempo até que outros métodos foram surgindo. O QR (Quick Response) Code é um deles. Sua criação ocorreu em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão.

O que é o QR Code?

O QR Code consiste de um gráfico 2D de uma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone.

Este conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.Para que serve o QR Code?

Atualmente, o QR code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado às matérias.

Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.

Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.

Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne popular por aqui, assim como é em seu país de origem. Com isso, a quantidade de iniciativas empresariais com QR Code deve aumentar.

Como gerar QR Codes

Existem diversos sites onde é possível gerar um QR code a partir da inserção de um endereço web, texto, número de telefone ou SMS. OKAYWA é um ótimo exemplo de site gratuito que gera este tipo de código. Escolha o que se deseja codificar, o tamanho do QR Code e clique em “Generate”.

Aplicativos para a leitura de QR Codes

Muitos dos celulares novos já vêm de fábrica com aplicativos leitores de códigos QR instalados. Para os demais aparelhos é necessário procurar um programa compatível. Veja uma lista desses programas.

Geralmente para instalar esses programas basta fornecer o número do celular no site do aplicativo. Logo em seguida o usuário recebe uma mensagem com um link para instalar o programa. O iG recomenda os seguintes aplicativos:

i-nigma reader – um dos mais populares leitores de QR Codes do mundo.

Kaywa Reader – enorme variedade de smartphones e celulares compatíveis com o este aplicativo.

Leia tudo sobre: qr code
Texto

notícias relacionadas